Diálogo

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Comunidade apresenta propostas para o II Plano Municipal de Políticas para as mulheres

Até dezembro o documento estará pronto para ser encaminhado à Câmara

Publicado em: 18/10/2017 por Luana Barros

Secretaria de Políticas para Mulher

Comunidade apresenta propostas para o II Plano Municipal de Políticas para as mulheres

Audiência pública realizada com moradores do Itamar Guará, Vilinha, Vila Chico do Rádio, Bom Jesus, Sebastião Régis e Sumaré em setembro. (Foto: Dávila Henrique)

Todos os bairros da zona urbana e rural de Imperatriz são palco para as audiências públicas de elaboração do II Plano Municipal de Políticas para as Mulheres (2018-2021). Na próxima sexta-feira o encontro acontece na Escola Municipal Wady Fiquene na Nova Imperatriz a partir de 8h.

Entre as prioridades do documento, está a luta pelo fim da violência doméstica e a busca pela garantia dos direitos das mulheres. “Este documento é elaborado com a participação popular não apenas de mulheres mas também com famílias. Não faz sentido o poder público dizer o que quer realizar, temos que  ouvir as mulheres que nos apontam suas necessidades”, explica Edna Ventura, secretária da mulher.

Além das demandas que envolvem saúde e educação, o plano traz eixos como cultura e autonomia econômica. A Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, SMPM, tem orientado mulheres a apresentarem suas demandas favorecendo as comunidades de modo geral. 

“Quando favorecemos a mulher, beneficiamos toda a família. Além de saúde, escutamos pedidos para construção de creches para deixarem seus filhos e irem trabalhar; e praças, para que os jovens tenham locais de lazer”, acrescentou Edna.

A SMPM tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas públicas, programas e projetos voltados para as mulheres com o intuito de promover sua inserção social. As audiências acontecem até dezembro e em seguida o plano segue para a Câmara de Vereadores para aprovação e após isto se tornará lei. Ao todo, serão 20 audiências populares.

 

 

Diálogo