Cultura

CARNAVAL

Últimos dias para participar do Festival de Marchinhas Carnavalescas

Os interessados em fazer parte do evento, que já é tradição na cidade, podem se inscrever até esta quarta-feira (23)

Publicado em: 22/02/2022 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Últimos dias para participar do Festival de Marchinhas Carnavalescas

O Festival contará com premiação de 5 mil reais para o primeiro colocado. Segundo e terceiro lugar levarão, respectivamente, 3 e 2 mil reais. E também será premiado, com 1 mil reais, a composição que for eleita na categoria Júri Popular. (Foto: Samuel Souza)

O Festival de Marchinhas, que é realizado pela Prefeitura, por intermediação da Fundação Cultural do município (FCI), e já é tradição durante o período carnavalesco em Imperatriz, encerra suas inscrições nessa quarta-feira (23). Pode se candidatar para participação no festival qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos, que seja residente no estado do Maranhão. A medida pretende dar visibilidade aos novos e antigos talentos do cenário cultural ligados à música carnavalesca.

A edição de 2022, em consonância com os protocolos de combate à Covid-19, será totalmente online e cada participante poderá inscrever até três músicas, sozinho ou em parceria. Sendo aceito apenas canções e letras inéditas, de temáticas livres, que se enquadrem na modalidade “Marchinha de Carnaval Tradicional”. As composições concorrentes deverão ser originais, inéditas tanto na melodia quanto na letra.

O Festival contará com premiação de 5 mil reais para o primeiro colocado. Segundo e terceiro lugar levarão, respectivamente, 3 e 2 mil reais. E também será premiado, com 1 mil reais, a composição eleita na categoria Júri Popular. Todos os vencedores, além da premiação em dinheiro, também ganharão troféus. O pagamento será realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic).

Veja como se dará a seleção:

Inicialmente, todas as composições inscritas passarão por uma triagem, feita por uma comissão julgadora, que escolherá as 12 melhores músicas, tendo com base os seguintes quesitos: melodia, letra, tradição e inovação. Em caso de empate, a ordem desses critérios servirá de base para desempate. O resultado das classificadas será divulgado através do site da Prefeitura a partir do dia 25 de fevereiro.

As doze marchinhas classificadas serão executadas e/ou interpretadas por uma banda base, para acompanhar os respectivos autores ou intérpretes das músicas, tanto no festival, quanto nos ensaios, que ocorrerão de 02 a 04 de março, no Conservatório de Música de Imperatriz.

As canções selecionadas se apresentarão no Festival de Marchinhas, em locais a serem indicados, exclusivamente, pela organização do evento e com transmissão online, pelos canais das redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram) da Prefeitura de Imperatriz e da Fundação Cultural.

Para conferir o regulamento completo e a ficha de inscrição, basta acessar https://cultura.prefeituradeimperatriz.com

Cultura