Cultura

CULTURA

Reunião discute reabertura da Casa do Artesanato

Medida quer incentivar empreendedorismo e valorizar cultura local

Publicado em: 03/07/2017 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Reunião discute reabertura da Casa do Artesanato

Primeira-dama Janaina Ramos e o secretário Eduardo Gomes (Desenvolvimento Econômico) buscam reativar Casa do Artesanato de Imperatriz (Foto: Dávila Henrique)

            A primeira-dama do Município, Janaina Ramos, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Eduardo Gomes, participou de reunião, no Centro de Artesanato, com grupo de artesãs, para viabilizar a reabertura da Casa do Artesanato, na Praça Brasil, no Centro. O objetivo é proporcionar oportunidades aos empreendedores que necessitam de um espaço adequado para comercializar os produtos.

            “Temos conversado com elas (artesãs) e feito levantamento sobre a revitalização das barracas e questões administrativas, para reabrir esse espaço e trazer novamente os artesãos para o local” – explicou Janaina.

            Janaina Ramos ressaltou ainda que existe outro projeto que visa descentralizar a exposição dos artesanatos, levando-os aos bairros de Imperatriz, inclusive estuda uma parceria junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

            O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Gomes Sousa, enfatiza que desde o começo da gestão do prefeito Assis Ramos, desenvolve ferramentas legais que possam dar suporte aos projetos que devem ser implantados em Imperatriz.

          

          A reabertura da Casa do Artesanato é uma forma de ampliar os serviços dos artesãos e incentivar o empreendedorismo na categoria. Segundo ele, foram encaminhados, ainda em abril, projetos de leis complementares que regulamenta a Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa e a que dispõe sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e concede incentivos fiscais às empresas, inclusive à cultura.

            “Nós também estamos inovando na cidade com a criação do Fundo Municipal do Empreendedorismo e da Inovação, que contemplam todas as atividades econômicas do município, ou seja, o comércio, a indústria, o turismo e o artesanato” - finalizou.

Cultura