Cultura

PARTICIPAÇÃO

Quarta edição da Conferência Municipal de Cultura de Imperatriz ocorre na sexta-feira (27)

Evento gratuito promete fomentar debates e fortalecer a cultura de Imperatriz

Publicado em: 23/10/2023 por Regilson Borges

Fundação Cultural de Imperatriz

Quarta edição da Conferência Municipal de Cultura de Imperatriz ocorre na sexta-feira (27)

Oportunidade única para os cidadãos se envolverem no planejamento e no fortalecimento da cultura local. (Foto: Edmara Silva)

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Imperatriz vai fomentar o debate público e promete ser um marco no desenvolvimento cultural local. Com o tema “Democracia e direito à cultura”, o evento é aberto e busca debater e apresentar propostas que impulsionem o cenário cultural do município.

O encontro está agendado para a próxima sexta-feira (27), e ocorrerá no Conservatório de Música, situado no bairro Santa Rita, na rua Bom Jesus. A programação terá início às 8h e se estenderá até às 18h, proporcionando um dia inteiro de debates e troca de ideias.

O evento é organizado pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), em colaboração com o Conselho de Cultura da cidade, demonstrando o comprometimento das instituições em promover o desenvolvimento cultural da região.

Paulinho Lobão, presidente da Fundação Cultural, destacou a relevância do evento, afirmando que, “a conferência é uma oportunidade ímpar para os artistas de Imperatriz participar ativamente na construção das políticas culturais da cidade, contribuindo para a promoção da cultura e do acesso democrático a ela”.

O evento se desdobrará em seis eixos de discussão, abrangendo tópicos essenciais para a cultura local:

Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

O evento é de acesso gratuito, e a Prefeitura de Imperatriz encoraja a participação ativa da sociedade. Esta é uma oportunidade única para os cidadãos se envolverem no planejamento e no fortalecimento da cultura local. A conferência promete ser um espaço fundamental para a construção de políticas culturais inclusivas e democráticas, alinhadas com as demandas da comunidade imperatrizense.

Cultura