Cultura

EXPOIMP 2023

Prefeitura participa da cavalgada que abre a 53º Exposição Agropecuária de Imperatriz

Secretarias municipais realizaram diversas ações para auxiliar no andamento do evento

Publicado em: 08/07/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Trânsito e Transportes

Prefeitura participa da cavalgada que abre a 53º Exposição Agropecuária de Imperatriz

Na sua 30ª edição, a tradicional cavalgada contou com mais de 60 comitivas que percorreram as ruas da cidade com muita segurança e organização (Foto: Edmara Silva)

A maior festa do agronegócio da região sul do Maranhão deu seu pontapé inicial na manhã deste sábado (08), com a tradicional cavalgada. Promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), a Exposição Agropecuária de Imperatriz chega a sua 53º edição com expectativa de movimentar mais de 2 bilhões em negócios. Para deixar a festa ainda melhor, a Prefeitura, por meio das secretariais municipais, realizou diversas ações para garantir a segurança, organização e diversão dos participantes da cavalgada.

Prefeito Assis Ramos, como de costume marcou presença acompanhado da primeira-dama e deputada estadual, Janaína Ramos, e destacou a importância da cavalgada e da Expoimp para manter a tradição, além de aquecer a economia da cidade. “É um momento de muita alegria, fico muito lisonjeado em participar não só como prefeito, mas como cidadão dessa festa tão importante para nossa cidade e região. É um dia de comemorar os muitos avanços, é uma festa que movimenta os negócios na nossa cidade, sou um grande entusiasta desse tipo de evento, temos que comemorar, assim como vamos festejar o aniversário de Imperatriz que está se aproximando”, completou.

Este ano, a Secretaria de Trânsito e transporte (Setran) movimentou 45 agentes para garantir a segurança durante todo o percurso da cavalgada. Trechos de ruas do centro da cidade, como Coronel Manuel Bandeira, XV de Novembro e Getúlio Vargas, foram interditados para que os cavaleiros e amazonas percorressem com tranquilidade o trajeto, assim como a Marginal Direita da BR-010 até o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

Além da Setran, também estiveram presentes as equipes da Superintendência de Limpeza Pública, do Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Policia Militar, Policia Rodoviária Federal, Vara da Infância e Juventude, ONGs de proteção animal e a Guarda Municipal (GMI), que somou força com mais órgãos para garantir a organização do evento, como Samu e Bombeiros. Ao todo 40 profissionais da Guarda Municipal foram mobilizados para atuar em 12 pontos de apoio espalhados por todo o percurso da cavalgada.

A deputada estadual, Janaína Ramos, ressaltou o orgulho de fazer parte da história da Exposição Agropecuária de Imperatriz. “São três décadas da cavalgada da maior festa do agronegócio da Região Tocantina, uma festa que movimenta a economia, que movimenta o comércio local. Vamos sempre incentivar o agronegócio do Maranhão. Fico muito feliz em estar aqui mais uma vez representando nossa cidade, a Assembleia Legislativa do Estado, tenho muito orgulho em fazer parte dessa história”, concluiu.

Quem também faz parte dessa história é a comerciante Maria do Rosário, que participa há mais de 10 anos da cavalgada com seu carrinho de bebidas. “Esperamos muito por estas festa na nossa cidade, pois é o momento que conseguimos fazer mais dinheiro, é uma forma de movimentar nosso comércio. Já vi muita cavalgada, fico feliz que a tradição continua em Imperatriz”, contou a vendedora.

Cuidado com os animais

Para garantir o bem-estar e conter os excessos contra os animais, toda a organização por parte dos órgãos competentes vem sendo realizada bem antes do início da cavalgada, com reuniões de orientação principalmente para os carroceiros. Os condutores das carroças não podiam ingerir bebida alcoólica, sob pena de “enquadramento”, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Ainda para garantir a maior segurança, as carroças só percorreram o trajeto até a Avenida Getúlio Vargas na loja Terra Produtos Agropecuários, e só podiam levar 4 pessoas incluindo o condutor.

Na sua 30ª edição, a tradicional cavalgada contou com mais de 60 comitivas, abrindo a programação de 9 dias da Exposição Agropecuária de Imperatriz, que conta com diversas atrações musicais entre elas Gustavo Lima, Amado Batista, Padre Fábio de Melo, entre outros. A festa conta ainda com os tradicionais leilões, rodeio, palestras, capacitações e diversas oportunidades de negócios.

Cultura