Cultura

INCENTIVO

Prefeito Assis Ramos confirma apoio ao Salão do Livro de Imperatriz e à construção do Marco Zero

Encontro com o presidente da Academia Imperatrizense de Letras foi marcado por anúncios importantes para a cidade

Publicado em: 01/09/2022 por Hemerson Pinto

Assessoria de Comunicação

Prefeito Assis Ramos confirma apoio ao Salão do Livro de Imperatriz e à construção do Marco Zero

Outro assunto discutido na reunião foi o Prêmio Literário. (Foto: Mariana Campos)

A Prefeitura estará presente no apoio à realização do Salão do Livro de Imperatriz. O projeto foi protocolado na Fundação Cultural (FCI) ainda no início deste ano. Em audiência realizada nesta semana com o presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Raimundo Trajano Neto, o prefeito Assis Ramos não só confirmou o apoio ao maior evento literário do Maranhão, como anunciou que vai apoiar outro importante projeto cultural: a construção do “Marco Zero de Imperatriz”, um monumento que indica o ponto exato da fundação da cidade.

Na reunião com o prefeito Assis Ramos, o presidente da AIL destacou o empenho do prefeito em apoiar ações que colaboram para o desenvolvimento cultural. “O prefeito Assis tem abraçado a causa cultural de Imperatriz, não apenas as realizações da Academia, mas temos visto que a Fundação Cultural faz um trabalho significativo. Nós que somos do ramo da literatura, queríamos dar ênfase a esse aspecto, da literatura, que é a construção da cidadania, do conhecimento”, declarou Raimundo Trajano. O Salão do Livro de Imperatriz será realizado entre os dias 08 e 16 de outubro. A 18ª edição é o retorno presencial do evento.

O prefeito Assis Ramos reconhece a importância do Salimp e reafirma o apoio da Prefeitura, como nos anos anteriores. “Acabei de falar para o senhor Trajano, que a Academia Imperatrizense de Letras é uma pérola, não só de Imperatriz, mas do Maranhão. Nada mais justo do que a gente ter essa sensibilidade em valorizar. Todas às vezes que tem o Salimp a Prefeitura se coloca à disposição para ajudar financeiramente também, e com a nossa presença lá”, comenta Assos.

Prêmio Literário

No encontro entre Prefeitura e AIL, outro assunto discutido foi o prêmio literário da Academia Imperatrizense de Letras. Segundo Raimundo Trajano, o apoio do prefeito Assis Ramos, sancionando a Lei 1924/2022, que renovou a redação da lei que criou o Prêmio Literário no Município, foi um passo que projetou Imperatriz na direção do maior prêmio literário do país.

“Já era um grande prêmio, no âmbito não apenas do Maranhão, mas do Brasil. Já agora na sua vigésima oitava edição, que vai ser o próximo, o prefeito atende um pedido da academia, e deu nova redação, multiplicando por várias vezes o prêmio, que se torna hoje o segundo maior prêmio literário do Brasil, perdendo apenas para o Prêmio Jabuti, que um prêmio nacional. Temos orgulho em dizer que Imperatriz, através da Academia Imperatrizense de Letras e da Prefeitura Municipal, pontifica culturalmente com a segunda maior premiação literária, em termos pecuniários do Brasil”, afirmou o presidente da AIL.

O prefeito Assis Ramos complementou: “A questão financeira atinge todos nós. Quem se esforça a produzir obras literárias, ações dentro da cultura, tem que ser bastante valorizado”.

Marco Zero

Sobre um monumento que defina o local exato da criação de Imperatriz, o prefeito Assis Ramos garantiu atenção especial à proposta da AIL e que recentemente conversou com a Fundação Cultural sobre o assunto.

“Marco Zero é uma valorização da nossa história. Esse projeto veio, falei com o presidente da Fundação Cultural. A gente quer sim fazer isso. Uma cidade que tem sua história sedimentada serve muito para a evolução do cidadão. Com fé em Deus, em poucos meses, vamos conseguir fazer o ‘Marco Zero”, anunciou.  

Texto com a colaboração do acadêmico Elson Araújo

Cultura