Cultura

PROGRAMAÇÃO

Fundação Cultural discute novo calendário de atividades

Projetos, atividades e ações serão fortalecidos este ano

Publicado em: 08/01/2018 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Fundação Cultural discute novo calendário de atividades

Projetos e ações serão incluídos e os existentes serão ampliados (Foto: Patrícia Araújo)

Aberto com o Réveillon “A Gente Faz” na Avenida Beira-Rio, o calendário de ações da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, para 2018, vai mesclar projetos inéditos com atividades de sucesso já desenvolvidas, e que serão implementadas. A meta é aproximar a comunidade de todas as programações e deve priorizar um diálogo mais estreito com a classe artística, para conhecer e atender as demandas da categoria. Após reunião de planejamento com sua equipe e audiências com o prefeito Assis Ramos, o presidente da FCI, José Carneiro Buzuca definiu os próximos passos.

Serão oito projetos inéditos, entre eles o do Conservatório nos Bairros, que vai incentivar o gosto pela música; Cinema Comunitário, com a proposta de levar a sétima arte às comunidades; Festival de Música nos Bairros; Concurso de Fotografias; Festival de Poesia, Crônica e Conto, em parceria com as escolas; Festival de Curtas-metragens; Política de diálogo com artistas, além do incentivo via Fundo Municipal de Cultura.

Sucesso em 2017, o projeto Abrindo o Mercado passou por algumas reavaliações e foi ajustado para melhor atender a comunidade. Antes, era apresentado apenas no Mercado Municipal Bom Jesus, e ano passado teve seis edições itinerantes nas feirinhas, sob a liderança de Buzuca e a coordenação do produtor cultural Axel Brito. Evento musical passou pelos bairros Vila Nova, Vila Lobão, Bacuri, Praça de Fátima, Povoado Km 1.700 e Nova Imperatriz, Bom Sucesso e setor do Mercadinho. O Festival de Marchinhas Carnavalescas também foi  mantido e deve apresentar os candidatos ainda este mês.

A inclusão no nome “Caravana” não foi a única mudança na atual gestão no projeto que leva arte e cidadania às escolas municipais de Imperatriz. Coordenado pelo produtor cultural Osório Neto, o projeto manteve as palestras sobre cidadania e combate às drogas, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, passando a incentivar e descobrir os talentos artísticos dos estudantes da rede municipal de ensino. Foram realizadas oficinas de danças folclóricas como cacuriá, com espaços para shows musicais, declamação de poesias, e contação de histórias.

Em 2018, o coral “Os Timbira” deve ampliar as vagas para 500 vozes, com a realização de um grande espetáculo na Praça de Fátima, Centro. “Podem ter certeza estamos com muita vontade e mais experiência para fazer a cultura de Imperatriz diferente de todas as outras administrações. Sem fazer críticas, não queremos ser apenas uma promotora de eventos, mas, pretendemos fazer cultura de verdade para a cidade de Imperatriz” - enfatizou o presidente da FCI.

Ele destaca que permanecem, ainda, as festividades do Carnaval, São João, aniversário de Imperatriz, Veraneio e Réveillon.

Cultura