Cultura

CINEMA

Imperatriz recebe projeto Guarnicê Itinerante

Quem for prestigiar o evento, também poderá participar de oficinas de stop-motion

Publicado em: 02/12/2021 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Imperatriz recebe projeto Guarnicê Itinerante

A mostra contará com a exibição de quatro curtas-metragens, que fazem parte da seleção do Festival Guarnicê de Cinema de 2021, todos com classificação indicativa livre. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (03), na Beira Rio, a partir das 18h30, será realizada, gratuitamente, mostra cinematográfica do Projeto Guarnicê Itinerante. A iniciativa é realizada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com o apoio da Prefeitura de Imperatriz, por intermediação da Fundação Cultural do município (FCI).

O projeto conta com uma programação voltada para a exibição de filmes nacionais, com enfoque nas produções cinematográficas maranhenses. Nessa sexta-feira, a principal apresentação será do filme “Muleque Té Doido — Mais Doido Ainda”. A comédia, dirigida por Erlanes Duarte, é o terceiro filme da franquia, considerada de maior sucesso do cinema Maranhense.

“É um compromisso da gestão do prefeito Assis Ramos, através da Fundação Cultural, apoiar e dar visibilidade para iniciativas como essas, em especial quando se trata da valorização de produções artísticas de nossa região. Importante destacar que por ser um evento gratuito, estamos possibilitando que todas as pessoas tenham acesso à linguagem cultural”, ressalta Paulinho Lobão, presidente da FCI.

Além da atração principal, a mostra em Imperatriz também contará com a exibição de quatro curtas-metragens, que fazem parte da seleção do Festival Guarnicê de Cinema de 2021, todos com classificação indicativa livre. Quem for prestigiar o projeto, também poderá participar de oficinas de stop-motion, técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.

Sobre o Festival Guarnicê de Cinema:

Criado em 1977, o Guarnicê é o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil. O evento é realizado anualmente em São Luís por meio da Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Guarnicê apresenta um panorama da produção audiovisual brasileira, exibindo filmes de curta e longa-metragem, além de videoclipes, reportagens e filmes publicitários. Entre os dias 17 e 24 de setembro, o Guarnicê 2021 exibiu cerca de 170 filmes distribuídos em 18 mostras. A programação foi acompanhada por mais de 35.000 pessoas.

 

Com informações da assessoria.

Cultura