Cultura

HISTÓRIA E CULTURA

Imperatriz ganhará um museu histórico e cultural de referência regional

O plano museológico foi um das primeiras providências ao projeto do museu.

Publicado em: 10/07/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Imperatriz ganhará um museu histórico e cultural de referência regional

Na prática, o museu pretende aglutinar toda a cultura história de Imperatriz como os aspectos da cultura indígena, arqueologia, documentos históricos e religiosos, etc. (Foto: Assessoria)

Como parte das comemorações dos 171 anos de fundação de Imperatriz, a Prefeitura anuncia que a cidade ganhará em pouco tempo um museu histórico e cultural, um presente de valor imensurável para sua história, cujo projeto arquitetônico está pronto. O museu será moderno e já tem endereço, um imóvel que fica do lado da Prefeitura de Imperatriz.

Elaborado com muito cuidado por uma comissão liderada pelo advogado e professor José Ribeiro de Oliveira, atual coordenador, a Lei Complementar nº 2 que cria oficialmente o Museu Municipal foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores no último dia 20 de junho e sancionado pelo prefeito Assis Ramos logo depois.

A lei municipal, também, credencia o museu a receber recursos disponíveis em âmbito nacional para garantir sua instalação, manutenção (sustento) e continuidade.

José Ribeiro ressalta que uma das primeiras providências adotadas foi a elaboração de um plano museológico, documento que prevê todas as etapas da criação do museu, desde o início, a construção, instalação e funcionamento e a respectiva manutenção.

Assim como fez durante a elaboração do projeto que criou a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), José Ribeiro fez uma ampla pesquisa, visitou museus em outros Estados, consultou a legislação vigente e trouxe para o projeto imperatrizense o que há de mais moderno e vantajoso para o espaço que reunirá a história cultural da segunda maior cidade do Maranhão e metrópole regional das Regiões Sudoeste e Sul do Maranhão.

“Fizemos também o projeto arquitetônico do museu, que já está pronto, muito bem elaborado, com os espaços essenciais como de convivência e de pesquisa com acessibilidade de rampa e por escada, elevadores”, ressaltou Ribeiro.

Na prática, o museu pretende aglutinar toda a cultura história de Imperatriz como os aspectos da cultura indígena, arqueologia, documentos históricos e religiosos, receber exposições em espaço apropriado e fomentar exposições itinerantes, dentre outros.

O prédio

O prédio de dois pavimentos será edificado em terreno na Rua Rui Barbosa, ao lado do prédio da Prefeitura de Imperatriz, Centro. A obra está orçada em R$ 4 milhões e devem ser conseguidos via emendas parlamentares e contrapartidas do tesouro municipal.

Ribeiro está otimista com o projeto e trabalha com a possibilidade de a pedra fundamental da obra ser lançada, ainda, neste semestre, possivelmente nas comemorações do aniversário de Imperatriz.

Cultura