Cultura

AVANÇO

Imperatriz conta com representantes na IV Conferência Estadual de Cultura

Evento encerra no dia 11 de janeiro com encaminhamentos para a etapa nacional

Publicado em: 10/01/2024 por Regilson Borges

Fundação Cultural de Imperatriz

Imperatriz conta com representantes na IV Conferência Estadual de Cultura

Representantes de todo o estado participam em São Luís para debater a cultura maranhense. (Foto: Divulgação)

A cidade de Imperatriz está sendo representada na IV Conferência Estadual de Cultura do Maranhão, que acontece em São Luís nos dias 09, 10 e 11 de janeiro. O evento ocorre no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem como tema central “Democracia e Direito à Cultura”.

O diretor do Conservatório de Música de Imperatriz, Charles de Oliveira, destaca a relevância de representar a cidade em um evento histórico para o desenvolvimento da cultura no estado e na cidade. “Participamos da etapa municipal, coletamos propostas e agora é o momento de apresentar tudo isso em São Luís, para posterior encaminhamento à Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília”.

Vale recordar que a Conferência Municipal ocorreu em Imperatriz no dia 27 de outubro de 2023, reunindo agentes culturais da cidade para discutir políticas públicas que devem ser prioritárias nos próximos anos. O evento local foi organizado pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e pelo Conselho de Cultura.

Na etapa presencial em São Luís, serão recebidas as propostas dos municípios, ocorrerão votações, plenárias, palestras e apresentação dos resultados das consultas públicas realizadas na etapa virtual, além da discussão de seis eixos temáticos. No dia 11, está programada a eleição dos delegados que representarão Imperatriz na Conferência Nacional de Cultura.

O professor Davi Brandão também participa da Conferência e representa a sociedade civil de Imperatriz. “Estou muito feliz por representar a sociedade civil na 4ª Conferência de Cultura do Estado do Maranhão com fazedores e fazedoras de cultura de todo o Estado e membros da sociedade civil e gestoras municipais para debaterem as prioridades as políticas públicas”, diz.

As conferências estaduais, realizadas em todo o país, incluindo o Distrito Federal, visa debater o Documento Base da 4ª CNC. A partir das propostas encaminhadas pelas conferências municipais/intermunicipais, serão elaboradas propostas que seguirão para a etapa nacional.

Conferência Nacional

A 4ª Conferência Nacional de Cultura: “Democracia e Direito à Cultura” (4ª CNC) está agendada para ocorrer entre os dias 4 e 8 de março de 2024. As diretrizes aprovadas nessa conferência resultarão na formulação de um novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que atualizará as demandas da sociedade formuladas há mais de dez anos, na última CNC.

Cultura