Cultura

DIVULGAÇÃO

Fundação Cultural realiza abertura da exposição "Renascimento da Madeira"

A exposição sediada na FCI tem como objetivo proporcionar o fomento da cultura na cidade

Publicado em: 16/12/2020 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Fundação Cultural realiza abertura da exposição "Renascimento da Madeira"

O coquetel de lançamento da exposição "Renascimento da Madeira" contou com a presença da imprensa e de autoridades locais. (Foto: Dávila Henrique)

Em coquetel com a imprensa e autoridades locais, a Prefeitura de Imperatriz realizou nesta terça-feira, 15 de dezembro, a abertura da exposição “Renascimento da Madeira”, do artista plástico e escultor Edimar Nardaci. O evento, idealizado e organizado por intermediação da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, aconteceu na sede da instituição. Ao todo, são 19 obras talhadas em madeira, onde o artista expressa temas diversos do cotidiano. Exposição estará aberta para visitação do público até o fim do mês, dia 30, no horário de 8 às 14h. Interessados também podem adquirir as obras de arte no local.

“Essa exposição é apenas uma das muitas ações que a Fundação Cultural estará idealizando para fomentar a cultura em nossa região. Além de proporcionar para a população mais um ambiente de apreciação da arte e da cultural em nossa cidade, é também uma forma de valorizar os artistas que fazem parte da Região Tocantina. Além da exposição na sede da FCI, estamos estudando parcerias com outros setores para levar as obras para mais locais”, destaca o presidente da Fundação Cultural, Olímpio Pereira Marinho Filho, o Gury.

O escultor e artista plástico, Edimar Nardaci, destaca que ficou muito feliz com o convite para realizar a exposição, “pois com isso consigo divulgar mais ainda o meu trabalho. Agradeço primeiramente a Deus e ao pessoal da Fundação, e também ao prefeito de Imperatriz pelo trabalho que tem desenvolvido na Fundação Cultural, com apoio aos artistas da cidade e também da região, tornado possível a divulgação de nosso trabalho”.  

O coordenador de Difusão Cultural da FCI, Axel Britto, ressalta a participação da iniciativa privada para concretizar sobre a ação. “Para a realização dessa grandiosa iniciativa, contamos com a colaboração da iniciativa privada, um exemplo essencial nessa situação foi o apoio da Cristina Galleti, que representando a classe empresarial de Imperatriz, auxiliou tanto na vernisagem das peças, quanto no patrocínio para a realização do buffet de lançamento. Por isso, fica aqui nosso agradecimento ao setor privado, que vem sempre nos apoiando, incentivando e consequentemente prestigiando o que é de grande relevância para a nossa cidade”.

O artista

O escultor e artista plástico, Edimar de Agostinho Nardaci, de 54 anos, é natural de Cachoeiro de Itapemirim - ES, casado há 34 anos com Isleide Silveira Nardaci, e pai de 03 filhos, Mayra, Edimar Júnior e Matheus. É residente de Açailândia - MA há 34 anos. O artista começou a produzir as obras, inspirado no trabalho do seu pai, que era carpinteiro e marceneiro. Já aos 10 anos de idade, Edimar começou a esculpir em madeira, um homem montado a cavalo, medindo 23x23 cm foi a sua primeira peça. Aos 15 anos de idade, já morando em Linhares - ES,trabalhou em uma indústria de móveis, produzindo peças entalhadas em madeira, o que o ajudou a aprimorar a sua técnica.

Aos 20 anos de idade o artista plástico e escultor se muda para Açailândia -MA, onde continua trabalhando na produção de suas obras e, paralelamente, em uma fábrica de móveis, até 1997, quando viaja para a Itália pela primeira vez. Em três meses no país, Edimar trabalhou em uma marcenaria de móveis esculpindo em madeira, a apesar de ter recebido o convite do proprietário para continuar trabalhando lá de forma definitiva, optou por voltar para o Brasil, para junto de sua família. Em 2001, surgiu a oportunidade de voltar para a Itália, dessa  vez para fazer um curso de aperfeiçoamento em escultura de madeira, com duração de 4 meses. De volta ao Brasil, Edimar Nadarci realizou exposições por diversos estados. O escultor, que tem como referência artistas como Michelangelo, Hidan, Picasso, e Salvador Dali, possui obras espalhadas em países como Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa.

Cultura