Cultura

PROJETO

Extensa programação marca retorno da "Caravana Arte e Cidadania nas Escolas"

Exposições, danças, literatura, contação de histórias, teatro, palestras e músicas estão entre as atividades

Publicado em: 14/09/2018 por Domingos Cezar

Fundação Cultural de Imperatriz

Extensa programação marca retorno da "Caravana Arte e Cidadania nas Escolas"

"Caravana Arte e Cidadania nas Escolas" retoma atividades (Foto: Patrícia Araújo)

Solenidade, na manhã desta sexta-feira, 14, marcou o retorno da "Caravana Arte e Cidadania nas Escolas". Prestigiaram o evento, gestores e professores de várias escolas da rede pública municipal, artistas, membros da Academia Imperatrizense de Letras, entre outros convidados.

O coordenador do projeto, Osório Neto, apresentou a agenda da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, que inicia no próximo dia 21, às 16h, na Escola Mutirão, Bairro Santa Inês. Em 28 de setembro, no mesmo horário, a Caravana chega à Escola Frei Manoel Procópio, Beira Rio.

Já no mês que vem, 5, a Escola Leôncio Pires Dourado, situada no Bairro Juçara, receberá as ações. Nos dias 9, 15 e 26 de outubro, a Caravana visita, respectivamente, a Creche Príncipe da Paz, Parque Alvorada II, Escola Sucesso da Criança, Bairro Nova Imperatriz e Escola Raimundo Soares, no Santa Rita.

No mês de novembro serão contempladas, dia 9, Escola Guilherme Dourado, Bairro São José; 23, Escola Jucyma Rodrigues, Bairro Santa Inês; e 30, a Escola Elisa Nunes, Bairro Santa Rita. Em dezembro, Caravana visita o Lar São Francisco, dia 7, Bairro Nova Imperatriz e; 14, a APAE, na Vila Lobão.

Representando a Academia Imperatrizense de Letras – AIL, parceira da Caravana, o secretário Domingos Cezar Ribeiro fez uma síntese de sua origem. Segundo ele, o projeto que inicialmente, tinha caráter unicamente cultural, passou a ter um grande alcance social com a parceria da Vara da Infância e Juventude e Comissariado de Menores.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro dos Santos, enfatizou sua alegria em continuar o projeto. “Contamos com o valioso apoio do prefeito Assis Ramos, que será um dos nossos palestrantes”, observou. Ele afirmou que a FCI lançou recentemente os editais de Literatura “Edelvira Marques” e de Artes Plásticas “Etevaldo Moreno”, que também serão apresentados às escolas. “Em breve vamos levar por toda a cidade o projeto 'Cinema dos Bairros', para os jovens que não têm condições financeiras de comprar ingresso em um cinema de shopping”, concluiu.

A Caravana oferecerá às escolas exposição de imagens antigas da cidade, oficina de danças folclóricas, recreação literária e contação de histórias, recreação cênica com malabares, recital de poesia, música, teatro e palestras sobre ética e cidadania.

Cultura