Cultura

ITINERANTE

Constantino Barbosa da Silva recebe Caravana Nossa Arte nas Escolas

O projeto iniciado na segunda-feira (09), vai até dia 20 de maio

Publicado em: 10/05/2022 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Constantino Barbosa da Silva recebe Caravana Nossa Arte nas Escolas

Na última etapa, a iniciativa contemplou os alunos da Escola Municipal Santa Cruz, no grande Vila Lobão. E contou ainda com apresentação da cantora e compositora Lena Garcia. (Foto: Maira Soares)

A semana iniciou com mais uma etapa do projeto Caravana Nossa Arte nas Escolas. Dessa vez a iniciativa, que já está sendo realizada desde a manhã de segunda-feira (09), irá contemplar os alunos da Escola Municipal Constantino Barbosa da Silva, antiga Parsondas de Carvalho, localizada na região do Ouro Verde.

O projeto, que é uma realização da Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural do município (FCI), já contemplou as escolas Santa Cruz, no grande Vila Lobão, e Eliza Nunes, no Santa Rita.

O presidente da Fundação Cultural, Paulinho Lobão, comenta sobre a importância do projeto para os alunos. “Nosso projeto resgata, de forma lúdica, como a cultura pode fazer a diferença na formação dos nossos jovens, das nossas crianças, dando a elas a oportunidade de que por meio da arte, podemos”. Ele ressalta ainda que a intenção do órgão é alcançar o maior número de escolas do município.

A exemplo das etapas anteriores, estas estão sendo realizadas na escola Constantino Barbosa da Silva, até o dia 20 de maio, e envolvem exposição de quadros de artistas plásticos de Imperatriz, oficina de Canto Coral, ministrada pelo maestro regente, Humberto Santos, do Conservatório Dramático e Musical da cidade, além da participação da Trupe de Habilidades Circenses THC, e contação de história com a palhaça Jô Santos.

“Na última semana, o projeto contemplou os alunos da Escola Santa Cruz, onde os estudantes puderam ter contato com oficinas, palestras e exposições culturais que foram ministradas ao longo da última semana. Dessa vez, também realizamos uma oficina de audiovisual, na qual os alunos do nono ano criaram um curta metragem”, relata Charles de Oliveira, coordenador do projeto e diretor do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz.

“Quando assumimos a coordenação da FCI, já sabíamos que o Município investia em ações descentralizadas, algo que pra mim, em especial, vindo do movimento estudantil, culminou com nosso objetivo de levar nossa cultura para os mais diversos bairros. Portanto, não seria diferente prestigiar nossas crianças e jovens nas escolas com um pouco mais de arte, cidadania e alegria”, relata Paulinho Lobão, que destaca que a iniciativa é uma marca da gestão Assis Ramos à frente da Prefeitura de Imperatriz.

Cultura