Cultura

AULAS

Conservatório de Música de Imperatriz inicia atividades com novos alunos

As aulas começaram nesta terça-feira, 15, nos períodos da manhã e tarde

Publicado em: 14/09/2021 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Conservatório de Música de Imperatriz inicia atividades com novos alunos

Com a flexibilização dos decretos municipais sobre a pandemia, as aulas voltam a ser presenciais, porém com a adoção de todas as medidas sanitárias. (Foto: Patrícia Araújo)

O Conservatório de Música, ligado à Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), iniciou nesta terça-feira,14, as aulas referentes ao segundo semestre para os novos alunos matriculados em vários cursos. A solenidade oficial de abertura do calendário letivo foi realizada na segunda-feira (13). 

Com a flexibilização dos decretos municipais sobre a pandemia, as aulas voltam a ser presenciais, porém com a adoção das medidas sanitárias como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento entre as cadeiras. O número de estudantes por sala é limitado e estão distribuídos por vários horários, para atender as exigências sanitárias.

“Nós estamos reiniciando e retomando as aulas com o modelo aberto, mesmo tomando as precauções devido à pandemia, mas em sistema pleno das aulas com várias turmas. E esperamos conseguir retomar todas as atividades que tínhamos antes da pandemia e envolver todo nosso alunado”, disse o diretor do Conservatório, José Ribeiro de Oliveira. Os cursos oferecidos são de Teatro, Musicalização, Violão, Violino e Teclado.

Dentre as novidades para este semestre, estão a preparação para a oferta do curso de dança, que já tem alunos matriculados, e parcerias que estão sendo firmadas com a iniciativa privada.

Na solenidade de lançamento, foi apresentado um vídeo sobre uma fábrica de confecções que será parceira do Conservatório na Semana Cultural (de 13 a 17 de setembro).

O professor música, Humberto Santos explicou que durante a Semana Cultural, que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as escolas vão apresentar danças, canto, além de corais e o grupo de teatro do conservatório. Em três anos de funcionamento, esta será a primeira vez que o Conservatório vai realizar uma semanal cultural.

“Nós queremos tornar o conservatório ainda mais conhecido, oportunizar com que a sociedade participe das ações do conservatório em conjunto”, ressaltou Humberto Santos.

Ele destacou que a parceria com a empresa será importante para estimular a parte criativa dos alunos, uma vez que a fábrica se dispôs a fazer uma linha de roupas com o tema música.

“Essa parceria vai oportunizar que a criança coloque essa parte criativa em peças de roupas, colchas e roupas de banho. O grande desafio na parceria é envolver o tema música para ter uma coleção no mercado com esse tema, o que raramente em condições normais temos”, complementou o professor.

Na abertura no auditório do conservatório, os novos alunos não escondiam a expectativa do início das aulas. Eles interagiram com os professores, cantaram de improviso, ensaiaram com palmas o tempo da música e fizeram muitas perguntas.

A estudante Elainy Cristina Oliveira, 13 anos, disse que estava muito feliz em ter a oportunidade de estudar música. Desde pequena, o sonho dela era cantar.

"Queremos agradecer o empenho do prefeito Assis Ramos que é muito preocupado com a educação e se empenhou muito para que nós tivéssemos um conservatório de alto nível como este, para atender nossa população e aqui costumamos dizer que ensinamos sobre músicas, mas o que queremos mesmo é colaborar com a formação do cidadão", finalizou José Ribeiro.

 

 

 

Cultura