Cultura

ESTÍMULO

Conselheiros de Cultura avaliarão editais de prêmios de literatura e artes plásticas

Ambos são financiados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

Publicado em: 21/08/2018 por Domingos Cezar

Fundação Cultural de Imperatriz

Conselheiros de Cultura avaliarão editais de prêmios de literatura e artes plásticas

Conselheiros na última reunião com o presidente da FCI (Foto: Edmara Silva)

Conselheiros municipais de cultura se reunirão nesta quarta-feira, 22, às 10h, com técnicos e o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, José Carneiro dos Santos, para avaliar e aprovar os editais Prêmio Edelvira Marques de Literatura e Prêmio Etevaldo Moreno de Artes Plásticas.

O Prêmio Edelvira Marques de Literatura tem por finalidade o fomento à publicação de livros inéditos no município, enquanto o Prêmio Etevaldo Moreno de Artes Plástica visa incentivar a produção e circulação de obras inéditas em Imperatriz. Ambos são financiados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

De acordo com o edital, o prêmio relativo à literatura contemplará escritores imperatrizenses independentes, partindo da perspectiva que a história e a memória da cidade precisam ser resgatadas e preservadas por meio da escrita. O material publicado servirá de fonte referencial para os trabalhos acadêmicos ou escolares.

O edital visa prestigiar escritores que dedicam talento e esforço às letras em diversos gêneros literários, através da poesia, do conto, da crônica e do romance, reunindo de forma individual ou coletiva, autores locais. Poderão encaminhar proposta de publicação autores residentes comprovadamente, em Imperatriz.

Homenageando o pintor que criou e desenhou a bandeira de Imperatriz, o Prêmio Etevaldo Moreno tem como finalidade o fomento a produção e circulação de obras, na expectativa de contemplar artistas plásticos imperatrizenses por meio de recursos oriundos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

Para a Fundação Cultural de Imperatriz, as obras premiadas, além de serem resgatadas e preservadas através das artes visuais, terão a oportunidade de serem mostradas em exposições individuais ou coletivas, itinerantes ou não. Serão premiadas duas propostas de seis artistas totalizando doze obras que resgatem a memória da cidade.

Cultura