Cultura

Projeto

Caravana Arte e Cidadania movimenta Petrolina

A caravana esteve na Escola Juscelino Kubitschek e segue por outros povoados

Publicado em: 21/09/2017 por William Castro

Fundação Cultural de Imperatriz

Caravana Arte e Cidadania movimenta Petrolina

Comissário de Justiça falou de ética e cidadania, crianças apresentaram dança junina.e a dança da peneira simbolizando a mulher campesina. (Foto: Wellington Sousa)

            Depois de uma pausa, a Prefeitura de Imperatriz, através da Fundação Cultural, retomou, esta semana, o projeto Caravana Arte e Cidadania nas Escolas, na Unidade de Ensino Juscelino Kubitschek, no povoado Petrolina, na Estrada do Arroz. Outras três escolas da Zona Rural também vão receber a caravana, São Félix, Olho D'água e Coquelândia. Na plateia, pais, alunos e convidados.

            Liderada pelo presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, José Carneiro dos Santos, o Buzuca, a caravana foi recebida pela diretora Eleni dos Santos Silva. Ela disse de sua alegria de estar recebendo o projeto pela segunda vez.

            O presidente da FCI agradeceu o prefeito Assis Ramos pelo apoio para o retorno do Arte e Cidadania nas Escolas, ressaltando que ele decidiu começar pelas escolas da zona rural. “Vamos percorrer, inicialmente, Petrolina, São Félix, Coquelândia, Olho D’Água dos Martins e Imbiral”, informou Buzuca.

            Representando a Vara da Infância e Juventude, o comissário de justiça, Clebison Lindoso, abordou os temas  “drogas” e “bullyng”. Aconselhou as crianças e adolescentes que evitem experimentar qualquer espécie de drogas, inclusive as consideradas lícitas.

            Comandando a programação cultural, o coordenador Osório Neto apresentou os artistas Lília Diniz, que tocou e cantou; a atriz Jô Santos, que interpretou seu personagem Jô Peteleco, para alegria das crianças, e os músicos Nelinho e Edilson Nóbrega.

            Após exercícios em oficinas de arte promovidos pela Fundação Cultural, grupos de alunos apresentaram momentos de poesia as danças juninas, do carimbó, do cacuriá, e da peneira. Um desses grupos vai se apresentar no 15º Salão do Livro de Imperatriz, SALIMP.

            A Caravana Arte e Cidadania nas Escolas que visitará a E.M. São Félix, no povoado São Félix, no próximo dia 29, tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Vara da Infância e Juventude, Companhia Energética do Maranhão – CEMAR e Academia Imperatrizense de Letras – AIL.

Cultura