Cultura

VALORIZAÇÃO

Arte do grafite colore viaduto da BR-010

Ação é realizada pelo projeto Casa do Hip Hop, patrocinado pela Prefeitura de Imperatriz

Publicado em: 21/06/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Arte do grafite colore viaduto da BR-010

Viaduto recebe cores que retratam um barco navegando pelo Rio Tocantins (Foto: Edmara Silva)

Arte baseada em desenhos. Assim é o grafite, que colore paredes, monumentos, postes, portões e a cidade em si. Podem ser frases, rostos, animais, expressões humanas, ou apenas algo que simbolize o sentimento e o cotidiano de uma comunidade.  Em Imperatriz, um grupo de grafiteiros, do projeto Casa Hip Hop, patrocinado pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, está deixando sua marca na cidade, começando pelo viaduto da BR-010, Entroncamento.

Projeto é coordenado pelo professor Deysyve Costa, e da equipe de grafiteiros, Antônio Paulo Sousa, "Paulo Grafiteiro", Edson Sousa, o "Negro Drama", e Lionel Lima. Eles estão dando vida e cores com pinturas que chamam a atenção de quem passa e chega na cidade. “Uma coisa fantástica, que jamais tinha sido vista em Imperatriz, cujo prefeito Assis Ramos, está de parabéns pela iniciativa”, afirmou José Carlos Costa, empresário de Açailândia.

Deysyve Costa, informou que a pintura em todo o viaduto, tanto na parte externa como interna, estará pronta dentro de 20 dias. Depois, outros locais turísticos de Imperatriz serão coloridos pela grafitagem. As artes retratam o cotidiano da cidade mostrando o barco navegando pelo Rio Tocantins, fauna e flora da região, como também a imagem de um velho nordestino retirante.  

O grafiteiro Antônio Paulo Sousa, ressalta que a "pintura feita com latas de tinta em spray representa aquilo que o artista quer mostrar. Confundida , algumas vezes, com pichação, mas, há uma grande diferença entre elas. Pichar é escrever ou rabiscar, por isso é considerada vandalismo e contestada pelas pessoas.

Cultura