Cultura

POVOADO OLHO D'ÁGUA

"Arte & Cidadania" visita Escola Tomé de Souza

Alunos, professores e comunidade participaram do projeto pela primeira vez

Publicado em: 16/11/2017 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

"Arte & Cidadania" visita Escola Tomé de Souza

Recitação de poesias, apresentações de danças e palestras são atividades da Caravana nas escolas (Foto: João Rodrigues)

A quarta edição do “Arte & Cidadania nas Escolas”, projeto da Fundação Cultural de Imperatriz em parceria com o judiciário, levou literatura, música, dança e teatro aos estudantes da Escola Municipal Tomé de Souza, Povoado Olho D´Água, a 30km do centro da cidade. Evento, realizado na terça-feira,14, contou com a apresentação de Cacuriá, dança típica do folclore maranhense, e palestras de representantes da Vara da Infância e Juventude.

A animação ficou por conta da recreadora Jô Santos, que dá vida à palhaça Jô Peteleco. Foram distribuídos exemplares de uma cartilha com a filosofia do projeto. A gestora da escola, Patrícia Morais, afirma que a unidade de ensino passou décadas esquecida e a visita da Caravana enriqueceu muito alunos e comunidade em geral. O presidente da Fundação Cultural, José Carneiro, destacou a gratificação em observar a satisfação e participação dos estudantes e professores.

“Este é um projeto maravilhoso que deixamos a comunidade feliz, e ficamos felizes. Só temos a agradecer a Deus, aos funcionários da Fundação Cultural e ao prefeito Assis Ramos, que nos deu liberdade de executarmos este projeto, até mesmo com uma roupagem diferente” - concluiu Buzuca.

Comissários da Vara da Infância e Juventude ministraram palestra sobre cidadania e o risco que as drogas representam para a sociedade. Segundo o coordenador do "Arte e Cidadania nas Escolas",Osório Neto, as apresentações de dança foram realizadas após "oficina rápida de apenas duas horas, na quinta e segunda-feira, e o mais importante não é fazer somente a amostra, mas ter provocado a escola, que aprovou e criou novo grupo da cultura popular maranhense” - comemorou.

Cultura