Cultura

PROJETO

Creche Príncipe da Paz recebe "Caravana Arte e Cidadania nas Escolas"

Projeto percorreu povoados e agora vai atender crianças da zona urbana

Publicado em: 20/11/2017 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Creche Príncipe da Paz recebe "Caravana Arte e Cidadania nas Escolas"

A recreadora Jô Santos e o maestro Giovanni Pietrinni animam o projeto na creche Príncipe da Paz (Foto: João Rodrigues)

A "Caravana Arte e Cidadania nas Escolas” começou nova fase, no fim de semana, com atividades voltadas para público de 2 a 6 anos, uma inovação da atual presidência da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI. A edição histórica foi na tarde de sexta-feira, 17, na creche Príncipe da Paz, na Rua Principal, 201, Parque Alvorada II, para 210 crianças atendidas nos períodos matutino, vespertino, integral e berçário.

Desde quando foi criado, em parceria com a Vara da Infância e Juventude e Academia Imperatrizense de Letras, o projeto era voltado para estudantes de 6 a 16 anos, com palestras sobre cidadania e prevenção às drogas, música, recitação de poesias e, recentemente, foram incluídas as danças folclóricas.

A programação, na creche, teve um repertório composto por contação de histórias com a recreadora Jô Santos e, ainda, brincadeiras com o maestro Giovanni Pietrinni. “É muito bacana vivenciar este momento de inclusão social dentro das creches, com as crianças cantando as cantigas de roda e participando de ações que nós vivenciamos ao longo de nossas infâncias”, ressaltou o produtor cultural e coordenador da Caravana, Osório Neto.

O produtor cultural ressalta que as brincadeiras servem para melhorar a interação entre as crianças e a valorizar o ser humano, um contraponto à realidade em que a garotada a partir de cinco anos já conhece o celular e estão seguindo as redes sociais de jogos eletrônicos.

“Esse projeto é tudo de bom, é tudo que a gente queria. Há muito tempo a gente queria fazer este momento com a secretaria e eu queria que o prefeito estivesse e nos proporcionasse mais momentos como este”, comemorou a diretora da creche, França Oliveira. A educadora disse que as crianças são muito carentes de diversão e brincadeiras, razão que tornou o projeto, ainda, mais valorizado.

Cultura