SAÚDE
Conferência Municipal de Saúde em Imperatriz fortalece participação popular no SUS
Encontros antecedem a Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 29 de agosto na UFMA.
Publicado em: 20/08/2025 por FRANCISCA NATHALIE DA COSTA PEREIRA

As pré-conferências e a conferência oficial representam um espaço democrático de escuta e construção coletiva. (Foto: Nathalie da Costa)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), está promovendo as pré-conferências municipais de saúde nas comunidades, com o objetivo de ouvir a população sobre os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do município, e levantar propostas de melhorias para os próximos quatro anos.
Antes da conferência, ocorrem as pré-conferências, que são reuniões nas comunidades, bairros e unidades de saúde. Nelas, os moradores apresentam suas dificuldades e sugestões. Essas propostas são levadas para a Conferência Municipal. Nos dias 15 e 20 de agosto, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Nova e Vila Lobão receberam os encontros.
No dia 24 de Agosto, as pré-conferências acontecem em dois locais, sendo nas comunidades Bom Jesus e Nova Cidelândia, com início às 9h30. A etapa final será no dia 29 de agosto, quando será realizada a Conferência Municipal de Saúde, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), das 8h às 18h. Durante o evento, moradores, representantes da população, profissionais de saúde, gestores e conselheiros irão avaliar os serviços já existentes, identificar pontos de melhoria e indicar propostas que irão nortear o plano de aplicação dos recursos da saúde em Imperatriz.
O secretário municipal de Saúde, Flamarion Amaral, destaca a importância desse momento: “A Conferência Municipal de Saúde é um espaço fundamental para que a população de Imperatriz participe ativamente das decisões que vão orientar os próximos quatro anos da saúde pública em nossa cidade. É o momento de avaliar o que já avançamos, identificar o que precisa melhorar e propor soluções de forma coletiva. Por isso, faço um convite especial a todos e todas, venham no dia 29, na UFMA, a partir das 8h, e contribuam com suas ideias. A saúde é construída junto com a comunidade, e a sua voz faz toda a diferença.”
A Conferência é um momento de participação popular, controle social e construção coletiva, garantindo que a saúde pública seja organizada de acordo com as necessidades reais da população imperatrizense. Ela acontece a cada quatro anos e tem como objetivo avaliar a situação da saúde no município, discutir os principais problemas e propor soluções para melhorar o atendimento do SUS.
As pré-conferências e a conferência oficial representam um espaço democrático de escuta e construção coletiva, fortalecendo a participação social e garantindo mais transparência nas decisões da saúde pública. Anne Daniele, membra ativa do CMS, destaca: “A participação popular nesse espaço é uma forma de garantir que o SUS seja construído de forma coletiva, democrática e voltada para as necessidades reais da população. É a chance de apresentar propostas, cobrar melhorias e ajudar a construir um sistema de saúde mais justo e de qualidade”.
Além disso, neste ano a conferência terá um papel ainda mais especial, serão discutidas também as propostas para o Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que vão orientar as ações e prioridades da saúde no nosso município pelos próximos quatro anos. Por isso, a presença da população é fundamental para garantir que esse plano reflita de verdade as necessidades da nossa comunidade.
A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático de diálogo entre a população, trabalhadores da saúde, gestores e representantes do governo. Durante a Conferência, todos os participantes, seja comunidade, profissionais de saúde e gestores, que vão discutir juntos as propostas, definir as prioridades e aprovar um conjunto de diretrizes que irão orientar a gestão municipal.