Assistência Social

DISCUSSÃO

V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência inicia dia 30 de outubro

Oportunidade de debater sobre propostas, estratégias e diretrizes para políticas públicas das pessoas com deficiência

Publicado em: 26/10/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência inicia dia 30 de outubro

Na foto, presidente do Conselho, Evandro Fernandes, participando da Semana da Educação Inclusiva, realizada pela Prefeitura. (Foto: Maira Soares)

O fim de outubro será marcado em Imperatriz pela realização da V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. Realizada pela última vez em 2015, este ano, graças à parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Conselho Municipal da pessoa com Deficiência, o evento volta a ser realizado.

Abertura está marcada para o dia 30 de outubro, às 14h, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A programação continua no dia 31, das 8h às 18h. Com tema “Cenário atual e o futuro na implementação dos direitos: construindo um Brasil mais inclusivo”, vai propor um espaço de debate com a sociedade e o poder público.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, Imperatriz ganha com este momento de análise, discussão e encaminhamentos. “A Sedes e o Conselho estão unindo esforços para a realização da Conferência em 2023. A vida das pessoas irá melhorar, de fato, quando paramos para ouvir o que elas têm a dizer sobre suas necessidades”, diz.

Dessa forma, o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Evandro Fernandes, ressalta os frutos que o evento trará. “É um evento realizado tanto pelo Conselho, quanto pela Sedes. A última conferência foi em 2015, e logo depois houve a pandemia. Agora estamos voltando com as Conferências. A conferência é um espaço de debate entre a sociedade e o poder público, na qual as pessoas estarão participando, os delegados e delegadas, irão encaminhar propostas para o município, estado e governo federal”.

Após a etapa local da Conferência, realizada no fim de outubro, 16 delegados foram eleitos para representar Imperatriz na cidade de São Luís, em 2024, onde levarão as demandas elencadas pela população. Na V Conferência, os debates são guiados a partir dos cinco eixos temáticos.

Ainda, os eixos temáticos a serem discutidos são: Eixo 1 - Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência. Eixo 2 - Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada. Eixo 3 - Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência. Eixo 4 - Cidadania e Acessibilidade. Eixo 5 - Os desafios para a comunicação universal.

Assistência Social