Assistência Social

INCLUSÃO

Sedes promove curso básico de Libras para órgãos de enfrentamento à violência doméstica

Iniciativa visa garantir que todas as mulheres, independentemente de suas condições auditivas, tenham acesso a serviços de qualidade e proteção eficaz

Publicado em: 06/08/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes promove curso básico de Libras para órgãos de enfrentamento à violência doméstica

A capacitação inicia no dia 9 de agosto, sexta-feira, no auditório da Casa da Mulher Maranhense, na Vila Nova. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), inicia nesta sexta-feira (09), curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado para servidores da Secretaria da Mulher (SMPM) e órgãos da rede de enfrentamento à violência doméstica. Iniciativa visa garantir que todas as mulheres, independentemente de suas condições auditivas, tenham acesso a serviços de qualidade e proteção eficaz.

O curso, que será ministrado por instrutores de Libras da Sedes, possui carga horária total de 360 horas, distribuídas em aulas às quintas e sextas-feiras, das 8h30min às 10h, no Auditório da Casa da Mulher Maranhense, localizado na Avenida São Sebastião, Vila Nova. Com duração de três meses, o curso terá um total de 30 vagas e as inscrições serão realizadas por meio do link: (https://forms.gle/AestHr6mzZ72iHzM9). Os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre alfabeto, números, lugares, cores, Código de Ética do Intérprete de Libras, História dos Surdos na Sociedade, entre outros.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destaca a importância da capacitação que representa um avanço significativo para a inclusão e atendimento especializado no município. “Capacitar nossas servidoras da Secretaria da Mulher e outros órgãos da rede de enfrentamento à violência doméstica é garantir que cada mulher, inclusive as surdas, tenha seus direitos respeitados e recebam o apoio necessário em momentos de vulnerabilidade. Esta ação reafirma nosso compromisso com a acessibilidade e a justiça social”.

Além de beneficiar diretamente as mulheres surdas, o curso contribui para a formação de uma sociedade mais inclusiva e consciente da importância da comunicação acessível. A Prefeitura de Imperatriz reforça, assim, seu compromisso com a promoção de políticas públicas que assegurem direitos e dignidade a todas as cidadãs, fortalecendo a rede de proteção e enfrentamento à violência doméstica no município.

Assistência Social