Assistência Social

PREVENÇÃO

Prefeitura realiza semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A campanha acontece de 15 a 19 de maio, e visa alertar a população sobre a necessidade da redução dos índices de crimes

Publicado em: 11/05/2023 por Rainara Ferreira

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura realiza semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A iniciativa, que é feita por intermediação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) (Foto: Maira Soares)

Com o tema “Dialogar, é viver”, a Prefeitura de Imperatriz deu início a uma programação especial, que será realizada durante toda a semana, com foco no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do dia 15 a 19 de maio de 2023. A iniciativa, feita por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. 

A abertura da campanha será na segunda-feira (15) com início as 9h30 da manhã no auditório da OAB - Rua Simplício Moreira N: 1083, Centro. Serão transmitidos vídeos pelas redes sociais. Onde estarão presentes também representantes das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed), da OAB, Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Selo Unicef e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA).

A coordenadora do CREAS, Aretuza Lopes da Silva Paz, falou em promover a conscientização de toda população imperatrizense e essas ações tem o objetivo de incentivar a prevenção e o enfrentamento desse grave problema. “Vamos está a semana toda com uma programação bem extensa e todo ano terá um projeto nas escolas para falar sobre o tema, a importância é promover a conscientização e orientar as pessoas para quem e onde denunciar, quando acontecer alguma situação que viole o direito da criança e do adolescente”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Pereira Xavier, também comentou sobre a programação especial “Precisamos combater de todas as formas a qualquer tipo de abuso e exploração sexual das nossas crianças e adolescentes. A Sedes realiza um trabalho de orientação durante todo o ano, e na próxima semana vamos debater de forma mais profunda essas questões”. 

Confira a programação completa:

DIA:15/05_segunda-feira

9h30h as 11h: divulgação na mídia sobre a pro gamação da semana 18 de maio e entrevistas em canais de comunicação

14h: solenidade de abertura da semana com a participação da Dra. Janaina Silva Rocha, Dorielton Pereira Xavier, deputada Janaina Ramos. Palestrantes Maria Eduarda, Dr. Delvan Tavares, Dr. Gleudson Malheiros e Dra. Jéssica de Sousa Oliveira.

Local: Auditório da OAB

DIA:16/05_terça-feira

9h as 10:30: palestra no CRAS Cafeteira, tema: proteja nossas crianças e adolescentes, “dialogar, é combater”, palestrante: equipe técnica do CREAS.

14h as 17h: palestra no CRAS Bacuri, tema: proteja nossas crianças e adolescentes, “dialogar, é combater”, palestrante: equipe técnica do CREAS.

DIA:17/05_quarta-feira

9h as 10:30: palestra no CRAS Santa Lúcia, tema: proteja nossas crianças e adolescentes, “dialogar, é combater”, palestrante: equipe técnica do CREAS.

14h as 17h: palestra no CRAS Santa Rita, tema: proteja nossas crianças e adolescentes, “dialogar, é combater”, palestrante: equipe técnica do CREAS.

DIA:18/05_quinta-feira

8h as 11h: PIT STOP na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente a loja Economia, colaboradores: SEDES/CREAS, programa Criança Feliz, Casa da Mulher Maranhense, equipe técnica e coordenação, Selo Unicef/AEPETI, SETRAN.

8h AS 11h: palestra no CRAS Coquelândia, tema: proteja nossas crianças e adolescentes, “dialogar, é combater”, palestrante: equipe técnica do CREAS.

DIA:19/05_sexta-feira

8h as 12h: Ação social/ encerramento no CRAS do Bom Jesus, tema: proteja nossas crianças e adolescentes, “dialogar, é combater”, palestrante: equipe técnica do CREAS, colaboradores da Honda/Selo Unicef-CMDCA.

Assistência Social