Assistência Social

INFORMÁTICA

Projeto de Inclusão Digital é inaugurado na Casa da Criança

Os acolhidos pela instituição, em idade escolar, vão poder acessar a internet para a realização de atividades e pesquisas

Publicado em: 07/06/2023 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Projeto de Inclusão Digital é inaugurado na Casa da Criança

Colaboração é do Poder Público e 2ª Vara Criminal, com a indicação da Vara da Infância e Juventude e tem apoio de empresas privadas. (Foto: Maira Soares)

Fruto da parceria entre Prefeitura de Imperatriz e Tribunal de Justiça do Maranhão, o Projeto de Inclusão Digital foi inaugurado na Casa da Criança nesta terça-feira (06). O programa mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que acolhe crianças encaminhadas pela Justiça ou pelo Conselho Tutelar, conta agora com um laboratório de informática sustentável.

Segundo a coordenadora da instituição, Rosane da Paz, atualmente o local está com 34 crianças acolhidas, boa parte delas em idade escolar que precisam de acesso ao ambiente digital para a realização de pesquisas. “Dessas crianças, 28 delas estão na escola regular, a partir da creche até o nono ano do fundamental. Então, são crianças que precisam diariamente fazer pesquisas e atividades”, explica sobre a importância do laboratório.

A iniciativa foi elaborada com a colaboração do Poder Público, por meio da Sedes e Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), e a destinação de recursos feita pela 2ª Vara Criminal, com a indicação da Vara da Infância e Juventude de Imperatriz para a aplicação de verba. Empresas privadas da cidade também colaboraram para a realização do projeto.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, comenta que a inclusão digital é um direito básico. “Claro que, de maneira monitorada e com regras estabelecidas, sempre na presença de um colaborador da Casa da Criança, os acolhidos, que antes de tudo são cidadãos que devem estar inseridos na sociedade, vão ter acesso às ferramentas digitais e aprender sobre esse ambiente tão essencial no nosso cotidiano”, diz.

A deputada estadual Janaína Ramos, acompanhou a inauguração do espaço com os representantes do Poder Judiciário e Poder Público, ressalta que todas as crianças e adolescentes precisam aprender sobre as novas tecnologias. “Objetivo da iniciativa é beneficiar os acolhidos nessa instituição de longa permanência, com a inserção do contato com a informática. É um projeto louvável de inclusão, que promove diretamente a participação no processo digital” declara.

Assistência Social