Assistência Social

OPORTUNIDADE

Mais de 300 pessoas participaram de cursos da Sedes no primeiro semestre

Capacitações são ofertadas no Projeto Técnico Social, ligado ao Programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal

Publicado em: 19/07/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Mais de 300 pessoas participaram de cursos da Sedes no primeiro semestre

As inscrições para os cursos são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). (Foto: Sara Batalha)

Conquistar oportunidade de emprego depende, muitas vezes, de ter uma boa capacitação. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) executa o Projeto Técnico Social, PTS. Iniciativa tem levado cursos, em diferentes áreas, aos moradores de bairros, conjuntos habitacionais e adjacências. Design de sobrancelha, manicure, limpeza de pele, pães e bolos, massoterapia, eletricista e manutenção de ar condicionado, são algumas das capacitações ofertadas. 

Mesmo com alguns períodos de paralisação da oferta do serviço, por conta da pandemia de Covid-19, somente neste primeiro semestre de 2021, já foram realizados 27 cursos, com pelo menos 308 inscritos. Todos os cuidados de prevenção, orientados pelos órgãos de saúde, são tomados, como: turmas reduzidas, distanciamento, uso de álcool em gel e máscara. 

Além dos cursos, palestras relevantes e campanhas de conscientização também são trabalhadas com os moradores. Entre os temas que já foram abordados, está o cultivo de horta alternativa, campanha sobre a preservação ambiental, saúde da família, entre outras.

Os cursos implicam em oportunidade de trabalho, como enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos. “Já ouvi vários relatos de pessoas que passaram pelas capacitações e que hoje montaram o próprio negócio, outros conseguiram emprego fixo, com sua renda garantida. Essas histórias nos impulsionam a continuar levando capacitações às comunidades, pois consideramos que levar o conhecimento é também levar oportunidade. Eu sempre encorajo os alunos dos cursos a continuarem buscando aperfeiçoamento e constante aprendizado, além de utilizar as redes sociais a seu favor para crescer na profissão”, disse.

Charles Jasper é morador do Mutirão, nas proximidades da Vila Cafeteira, ele já atuava na área de construção civil e o curso básico de eletricista veio para somar em seu currículo: “Na construção eu já atuava, de forma geral, inclusive com a parte elétrica, por isso eu decidi fazer o curso. Pelo projeto, eu também já fiz o curso de manutenção de ar condicionado”, conta.

Ele demonstrou satisfação com o aprendizado adquirido. “Foi muito bom, o professor tirou muitas dúvidas e esse conhecimento irá padronizar o meu trabalho, e aprendo algo a mais! De agora pra frente vou aplicar o que aprendi aqui”, disse Charles.

Com o apoio de servidores, os cursos já foram ofertadas também dentro de outros programas e serviços da Sedes como: Centro Pop, Casa do Idoso Feliz e SCFV. Empresa terceirizada é responsável pelos materiais  e professores.

Assistência Social