Assistência Social

AVANÇO

Inaugurado espaço do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência

O CRPD agora funciona anexo ao Centro Esportivo Barjonas Lobão, no bairro Nova Imperatriz

Publicado em: 15/06/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Inaugurado espaço do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência

Momento contou com presença de autoridades e familiares das pessoas assistidas pelo CRPD (Foto: Edmara Silva)

Pessoas com deficiência agora contam com novo espaço para realizarem atividades e serem atendidas, em Imperatriz. A Prefeitura inaugurou, na tarde da última quarta-feira (14), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), novo local do Centro de Referência a Pessoa com Deficiência (CRPD).

O novo local funciona num prédio anexo ao Centro Esportivo Barjonas Lobão, conhecido como Fiqueninho. Com mais comodidade, o espaço conta com salas para realizar as atividades com as pessoas assistidas pelo programa e atender a comunidade. O CRPD fica na Y, no bairro Nova Imperatriz. Em clima de festa junina, a inauguração do Centro também contou com apresentação das crianças, múscia e comidas típicas. 

Em nome do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, o secretário da Sedes, Dorielton Xavier, fala do passo importante de conseguir este local novo e acolher melhor as pessoas que o procuram. “Hoje estamos no novo prédio. Num espaço anexado ao Fiqueinho, que é confortável, um espaço adaptado para o uso das pessoas com deficiência. Já trabalhamos todas as políticas, e então resolvemos trazer mais conforto para nosso público. Estamos felizes, realizando mais um ponto dessa estratégia e trazendo mais acessibilidade para os usuários do CRPD”, diz.

A coordenadora do local, Jacqueline Belchior, conta sobre a importância do CRPD para os assistidos. “Aqui nós temos duas vertentes. Uma é função social, da emissão das carteiras, passe livre municipal e federal, para as pessoas andarem de ônibus na cidade gratuitamente, garantido por lei, e viajar de um estado para outro. Essa emissão só nós fazemos em Imperatriz. Temos outro viés de trabalho, que são as oficinas lúdicas, musicalidade, terapia ocupacional e atividade física”, comenta.

As pessoas com deficiência acompanhadas pelo CRPD também participam de atividades externas, como visitas ao shopping, ida à sorveteria, participação nos arraias da cidade, para interagir em outros espaços públicos e com outras pessoas.

Outras autoridades também estavam presentes. O defensor público, Fábio Carvalho, parabeniza a ação da Prefeitura, em realizar e providenciar este equipamento, indispensável para uma cidade como Imperatriz. A promotora de Justiça Glauce Malheiros, também se fez presente, e ressaltou essa conquista para o atendimento das pessoas com deficiência.

Crianças, jovens e adultos, atendidos no CRPD, prestigiaram o momento de abertura. É o caso da dona Neuzenira Nascimento, mãe de duas crianças atendidas no Centro. Ela conta que desde 2017 soube do CRPD por meio de uma amiga, e então não deixou mais de frequentar. “Foi uma benção em nossas vidas”.

Assistência Social