Assistência Social

CAPACITAÇÃO

Imperatriz sedia Encontro Estadual Regionalizado da Primeira Infância no SUAS e suas múltiplas infâncias

Momento foi realizado com oficinas regionalizadas da intersetorialidade e contou com a participação de representantes de vinte cidades

Publicado em: 08/08/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz sedia Encontro Estadual Regionalizado da Primeira Infância no SUAS e suas múltiplas infâncias

Evento fortalece compromisso com políticas públicas para a primeira infância e as diversas abordagens do tema. (Foto: Maira Soares)

Dando sequência as atividades da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), recebe nesta terça-feira (08), oficinas regionalizadas da intersetorialidade. Momento aconteceu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro, e contou com a participação de vinte cidades, incluindo Imperatriz.

Objetivo é dar visibilidade à importância do investimento na primeira infância como janela de oportunidade única no desenvolvimento humano, dando ênfase à oferta de atendimento integral e multiprofissional para criança e sua família, especialmente nos primeiros mil dias de vida, consideradas áreas prioritárias.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, explica que oportunidade permite fortalecer o compromisso com as políticas tratadas para a primeira infância e com as diversas abordagens que esse importante tema abrange. “A presença da multiplicadora do Programa Criança Feliz na cidade, juntamente com os demais municípios da Região Tocantina, tem o objetivo de enfatizar todas as propostas e ideias que foram traçadas na abertura da campanha, em São Luís, que posteriormente colocaremos em prática”.

A coordenadora do Programa Criança Feliz em Imperatriz, Patrícia Oliveira, explica que a Campanha Mês da Primeira Infância, é realizada na cidade, por meio do CRAS Santa Rita, Bacuri, Cafeteira e Santa Lúcia, com a finalidade de debater o Plano Municipal da Primeira Infância. Ela acrescenta que “há uma cartilha de orientações com atividades que devemos realizar durante o mês, com ênfase na primeira infância, reforçando a importância do investimento na primeira infância, principalmente nos mil primeiros dias de vida da criança”.

Responsável pela regional de Imperatriz e Açailândia, a representante do Governo do Estado do Programa Criança Feliz, Rayane Silva, descreve que vários municípios maranhense receberão a ação que faz alusão ao mês da primeira infância. “Hoje estamos tratando de oficinas territoriais que vamos tratar intersetorialidade e o comitê gestor no município de cada cidade. Viemos com a proposta de trabalhar essa intersetorialidade entre as políticas públicas, como a saúde, educação e as demais existentes no município e da sua realidade”.

Sobre a didática realizada, Rayane Silva fala que foram feitos painéis que representarão com subtemas o Programa Criança Feliz, os marcos da primeira infância no Brasil, o comitê gestor e a intrersetorialidade com discussões. Haverá, ainda, a implantação de um Plano de Ação da Primeira Infância nos municípios; e de cada município pertencente a regional de Imperatriz e Açailândia. “Após a implantação do Plano nos municípios, iremos acompanhar seus desempenhos”.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, enfatiza que o encontro Estadual Regionalizado “visa fortalecer a Intersetorialidade e Setorialidade, a partir de vivências desenvolvidas pelos municípios, a fim de buscar fortalecer a matricialidade sociofamiliar voltada à primeira infância, avançando no fortalecimento de um trabalho visto a atender as múltiplas infâncias originadas pelas mudanças precoces advindas da pandemia e demais questões sociais”.

Assistência Social