Assistência Social

AÇÃO

Imperatriz é destaque no ranking contra o trabalho infantil no Maranhão

Município ficou entre as 30 cidades que contemplam todos os eixos para receber o selo "Município sem Trabalho Infantil"

Publicado em: 01/03/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz é destaque no ranking contra o trabalho infantil no Maranhão

Reconhecimento do trabalho realizado na cidade, desde a assinatura do termo de adesão, em 2021. (Foto: Edmara Silva)

Imperatriz recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Selo Estadual “Município sem Trabalho Infantil”. Das 217 cidades maranhenses que participaram, apenas 30 receberam o selo, o que também é um reconhecimento do trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Social (Sedes).

Embora o resultado tenha sido divulgado agora, o programa foi lançado ainda em 2021, pela Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS). Em Imperatriz, a Sedes destaca os principais pontos de atuação que norteiam a luta pela erradicação do trabalho infantil, de jovens e adultos, a partir do acompanhamento das famílias. A luta também conta com apoio de diversas secretarias municipais, que também são responsáveis por essa conquista.

Secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, reforça a atuação da Sedes na contribuição de identificar as vulnerabilidades das famílias, como questões de desemprego e falta de renda, o que pode contribuir para submissão ao trabalho escravo. “Nossas equipes atuam nos territórios, junto às famílias, com objetivo de identificar as necessidades das pessoas, e juntos, pensar nas soluções. Toda gestão municipal trabalha em conjunto”, pontua.

A coordenadora do Selo Unicef, Mikaelly Santos, comenta sobre a execução do plano elaborado para a prevenção e erradicação do trabalho infantil. “Realizamos a busca ativa para identificação, inserção e acompanhamento de crianças e adolescentes que estejam em situação de trabalho infantil”.

As políticas públicas a serem incrementadas são distribuídas em seis eixos. O município deve realizar a inserção nos serviços socioassistenciais, encaminhar para o acesso a direitos, documentação, Cadastro Único e outras políticas públicas dos trabalhadores resgatados do trabalho escravo.

Assistência Social