Assistência Social

TRABALHO

Experiências da rede de apoio a refugiados em Imperatriz são compartilhadas em evento

Sedes expôs ações do Município e discutiu melhorias a longo prazo

Publicado em: 18/10/2023 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Experiências da rede de apoio a refugiados em Imperatriz são compartilhadas em evento

Prefeitura possui diversos mecanismos para assistir essas pessoas em vulnerabilidade. (Foto: Divulgação)

Desde 2019 opera em Imperatriz o abrigo para refugiados venezuelanos, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Por conta do trabalho de excelência que o Município presta com uma rede de apoio ampla para essas pessoas que chegam até a cidade, a equipe da Sedes compartilhou experiências na capacitação com servidores e órgãos acerca da pauta de migrantes e refugiados no Maranhão nesta quarta-feira (17), em São Luís.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e de Promoção do Índice de Desenvolvimento Humano (SAPIDH), com a participação da Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Momento discutiu a garantia de direitos às populações refugiadas, especialmente os venezuelanos.

De acordo com o secretário da Sedes, Dorielton Xavier, além de poder falar no evento sobre a rede de apoio em Imperatriz para os refugiados e como ela funciona, também foi apresentado um panorama de transformações. “Fomos falar da experiência do nosso Município. Sobre todo o panorama, mas também foi possível discutir possíveis melhorias a serem feitas a longo prazo. Aqui temos importantes políticas de abordagem, orientação social, inserção no mercado de trabalho, etc.”, explica.

Prefeitura, por meio da Sedes, possui diversos mecanismos para assistir essas pessoas em vulnerabilidade, que foram obrigadas a saírem dos seus países de origem. Entre as ações, está o auxílio na entrada em processos de renovação dos protocolos de refúgio e em documentos de identidade, além de assistência médica e social.

Assistência Social