Assistência Social

CONQUISTA

Etapa do Selo Unicef ultrapassa metas e beneficia quase 9 mil crianças em Imperatriz

Município busca a segunda certificação na iniciativa com a edição 2021–2024

Publicado em: 05/06/2023 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Etapa do Selo Unicef ultrapassa metas e beneficia quase 9 mil crianças em Imperatriz

Sedes e Semed trabalharam em conjunto para o preenchimento dos formulários e envio de informações para a plataforma. (Foto: Arquivo)

Imperatriz, por meio do trabalho das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Educação (Semed), cumpriu com sucesso mais uma etapa do Selo Unicef, ultrapassando as metas estabelecidas e beneficiando 8.979 crianças. A meta do Resultado Sistêmico 1 (RS 1) - Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância (Educação Infantil) era de 30%, mas o Município conseguiu atingir 263% das crianças matriculadas.

Na meta de formulários preenchidos nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Indique), inicialmente a cidade pretendida chegar a 31 escolas, porém, com a atualização da plataforma, foram 50 escolas com formulários preenchidos na iniciativa. Entre os 216 municípios participantes no Maranhão, Imperatriz é a cidade até o momento com o maior número de formulários Indique preenchidos.

Já o RS 2 - Educação de qualidade para todos: Enfrentamento da cultura de fracasso escolar e a Busca Ativa Escolar atingiu a meta de alcançar 30% do total de matrículas de crianças e adolescentes no ensino fundamental da rede municipal. As maiores metas em números absolutos do estado foram batidas nas categorias.

Sedes e Semed trabalharam em conjunto para o preenchimento dos formulários e envio de informações para a plataforma do Selo Unicef, principalmente com os gestores, coordenadores infantil e mobilizadores da educação.

A articuladora do Selo Unicef na cidade, Mikaelly Santos, explica que a metodologia nesta edição inclui seis Resultados Sistêmicos, que as cidades aderentes precisam garantir; e os Indicadores de Impacto Social, que sãos os resultados que precisam melhorar. “Todos esses elementos são avaliados relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes”, diz.

Na edição 2017-2020, o Município foi certificado pela primeira vez na iniciativa, agora a Prefeitura, por meio das secretarias, trabalha para alcançar a certificação do Selo Unicef 2021–2024. Com a aderência, a agenda da infância e adolescência passa a ser uma prioridade maior ainda, com o emprenho e compromisso de fortalecer as políticas públicas e também estimular e reconhecer os avanços.

“Eu, como articuladora do Selo em Imperatriz, reúno todo mês os Mobilizadores da Educação, Saúde e Assistência Social, os membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Discutimos sobre as atividades, estratégias para os avanços dos indicadores sociais, assim como também avaliação e reavaliação do plano de ação”, completa Mikaelly Santos.

Assistência Social