Assistência Social

AÇÃO

CRAS Bom Jesus encerra projeto voltado para o Dia das Crianças

Desde 2017 a ação acontece na cidade e promove a realização de várias atividades

Publicado em: 20/10/2023 por Denise Ribeiro

Secretaria de Desenvolvimento Social

CRAS Bom Jesus encerra projeto voltado para o Dia das Crianças

Meninos e meninas do Bom Jesus durante programação promovida pela Sedes (Foto: Assessoria)

Na última quinta-feira (19), aconteceu no CRAS Bom Jesus o encerramento do projeto “Participação e Protagonismo Infantil”, que faz referência ao Dia das Crianças. Ação foi realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), desenvolvido no Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Momento tem o intuito de trabalhar a participação das crianças e suas vivências, promovendo dessa maneira a interação social e fortalecimento de vínculos sociais e comunitários.

Dentre as atividades realizadas está a apresentação de um curta-metragem que informou os tipos de violência contra crianças e adolescentes e os cuidados que se deve ter, além dos canais de denúncia para casos de violência. Foi por meio da coordenadora do Selo Unicef, Mikaelly Santos e da mobilizadora social, Sabrina, que foi possível repassar essas informações que servem como orientação para toda a comunidade.

O momento não foi apenas de prevenção, mas de descontração. Teve uma sessão de cinema com o filme Divertidamente, como maneira de gerar reflexões sobre as emoções na vida das pessoas. Houve ainda premiações, degustação de cookies pela Distribuidora Friobom, doces da Império Doces e festival de sorvetes para todas as crianças participantes, em cooperação entre a Sedes e empresa Quick.

 O momento contou distribuição de sorvetes e doces. Foto: Assessoria

“Ações desse cunho, além de trabalhar o elo familiar, constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, uma vez que ação oportuniza atividades artísticas, culturais, o que estimulam e potencializam a capacidade das crianças se desenvolverem como cidadãs em construção”, contou a coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano.

Esse mesmo projeto aconteceu em todos os CRAS da cidade pela primeira vez durante o mês de outubro. O projeto contempla não só as crianças, mas todo o grupo familiar. A dinâmica passa pelo idoso, pelo adulto e vai até as crianças. A ideia é fomentar a participação de todos, porém com foco na criança como ator social do presente e não apenas do futuro.

Assistência Social