Assistência Social

OUTUBRO ROSA

CRAS Bacuri promove atividade coletiva e comunitária em prol do Outubro Rosa

Assistência Social e Saúde unem forças para promover prevenção e cuidados às mulheres

Publicado em: 23/10/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

CRAS Bacuri promove atividade coletiva e comunitária em prol do Outubro Rosa

Ação reforça os trabalhos no mês de conscientização sobre o câncer de mama. (Foto: Maira Soares)

Na última sexta-feira (20), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou atividade coletiva e comunitária por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bacuri, com o apoio da Prefeitura, no Shopping da Cidade.

No evento intitulado “Dia D de Assistência Social e Saúde”, em alusão ao Outubro Rosa, a Assistência Social de proteção básica se dedicou a fornecer orientações e informações sobre as políticas públicas voltadas para mulheres com câncer, bem como os serviços de prevenção do câncer, oferecidos no município. A equipe técnica e assistentes sociais estiveram presentes para explicar os serviços prestados pelo CRAS Bacuri. Além disso, foram realizadas palestras informativas e oferecidos serviços como cortes de cabelo, design de sobrancelhas e limpeza de pele.

Secretário da Sedes, Dorielton Xavier, falou da importância do apoio de outros órgãos para realização do evento. “A parceria com a Saúde da Mulher proporcionou orientações detalhadas sobre os serviços de saúde, com foco especial no câncer de mama e no câncer do colo do útero. Foram oferecidos serviços de aferição de pressão, exame de glicemia e muito mais”, diz. 

Essas atividades coletivas e comunitárias fazem parte das sete ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cujo objetivo principal é prevenir riscos sociais, descentralizar o acesso às políticas públicas sociais e fortalecer a colaboração interdisciplinar entre os setores de Saúde e Assistência Social, aproximando os serviços da população.

Essa ação contou com uma rede de parceiros engajados, incluindo a Secretaria da Mulher, Saúde e Planejamento Urbano, o Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma, SENAC, Instituto Eva Araújo, profissionais de beleza, e empresas privadas, que uniram esforços para tornar este evento um sucesso e proporcionar cuidados essenciais às mulheres da comunidade.

Assistência Social