INCLUSÃO
Ciclo de oficinas do Programa Acessuas Trabalho é realizado na Cafeteira
Objetivo é promover a integração dos usuários da Assistência Social no mundo do trabalho, a partir da mobilização e encaminhamento para cursos, de qualificação profissional e inclusão produtiva
Publicado em: 24/04/2024 por Kalyne Cunha
Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou o ciclo de oficinas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), com as famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cafeteira. A oficina foi realizada na Escola Municipal Ipiranga em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae), com objetivo de promover o acesso ao mundo do trabalho e a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os cursos têm como foco capacitar os participantes em áreas essenciais para o mercado de trabalho e empreendedorismo, abrangendo habilidades práticas e conhecimentos fundamentais em gestão financeira, estratégias de vendas, elaboração de currículos e técnicas de entrevista. Com uma duração de quatro horas, os 30 participantes receberam ferramentas para se destacarem no mercado e contribuírem para o crescimento de suas atividades comerciais de maneira mais eficaz e sustentável.
O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, destacou a importância de parcerias público-privadas, que desempenham um papel crucial na melhoria do acesso ao emprego, na capacitação profissional e no apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social no âmbito do Programa Acesssuas Trabalho.
“A parceria entre a prefeitura e o Sebrae é fundamental para fortalecer o Programa Acesuas Trabalho, pois o Sebrae traz consigo uma vasta experiência em capacitação empresarial e desenvolvimento de empreendedorismo. Ao unir esforços, a Prefeitura e o Sebrae podem oferecer um suporte abrangente que vai desde a formação de habilidades até o apoio na criação e gestão de negócios próprios, ampliando significativamente as oportunidades de emprego e empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo assim uma verdadeira inclusão econômica e social”.
A coordenadora do programa Acessuas Trabalho no município, Ana Paula Santos, ressaltou que ao término das oficinas os participantes receberam certificados emitidos pelo Sebrae. Ela enfatizou ainda sobre o impacto que o programa tem na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O programa promove uma verdadeira transformação pessoal e profissional em nossos participantes. Estamos capacitando pessoas para que se tornem mais independentes e preparadas para enfrentar os desafios do mundo profissional. A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, permite que ofereçamos um suporte abrangente e integrado”, conclui.