EDUCAÇÃO
Alunos da Rede Municipal são premiados na 15ª Exposição de Desenhos Afro
A exposição destaca a criatividade e a importância da educação antirracista nas escolas

Estudantes das escolas se destacam na 15ª Exposição de Desenhos Afro, mostrando como a arte promove educação, respeito e protagonismo estudantil. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz marcou presença na premiação do concurso da 15ª Exposição de Desenhos Afro, realizada nesta quarta-feira (26), no Centro Cultural Tatajuba. O evento celebrou o talento dos estudantes e reforçou o compromisso do município com a valorização da diversidade cultural, da criatividade e da educação antirracista nas escolas públicas.
Nesta edição, a rede municipal teve destaque especial: quatro escolas do município foram premiadas, totalizando sete alunos vencedores. Os premiados estão distribuídos da seguinte forma: 3 alunos do ensino fundamental I; 3 alunos do ensino fundamental II; e 1 aluno na categoria pessoa com deficiência. Os estudantes são das escolas municipais Domingos Morais, Leôncio Pires Dourado, Tocantins e Giovanni Zanni.
Ao todo, 26 escolas públicas participaram da mostra, sendo 16 municipais. Os estudantes desenvolveram desenhos a partir dos temas: “Infância sem preconceito: brinquedos e brincadeiras de diferentes povos e épocas” e “O território que habitamos e o mundo que sonhamos”.
A exposição recebeu mais de 3 mil visitantes e 2.400 votos populares, que definiram os desenhos vencedores entre as obras expostas.
A premiação contou com a participação da primeira-dama e secretária de Adequação e Conformidade, Perla Amaral, que representou a Prefeitura na entrega das medalhas e certificados. Ela destacou a importância da educação antirracista e o papel da arte na formação cidadã.
“Nesta edição, cada desenho revela a força de uma infância que deseja ser livre e respeitada, e o olhar de jovens que sonham com uma sociedade mais justa, humana e igualitária. São obras que representam vozes, histórias e um futuro que começa aqui, com educação, cultura e respeito à diversidade”, afirmou Perla Amaral.
A coordenadora do CEIRI, Eró Cunha, também reforçou o impacto pedagógico e cultural da mostra e destacou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal para o fortalecimento das ações desenvolvidas. “A parceria com o município, em especial com a Semed, é de grande relevância, porque nós trabalhamos a educação não fragmentada, não separada, fortalecendo esse trabalho da educação antirracista desde as séries iniciais e estendendo-se até o ensino médio”
A coordenadora de Equidade Racial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Giselda Costa, reforçou o compromisso da rede municipal com ações educativas voltadas à diversidade e inclusão. “Esperamos que essa parceria dure por muito tempo. No próximo ano estaremos aqui novamente, com mais escolas, fortalecendo ainda mais esse trabalho. O evento mobiliza muitas crianças e desperta nelas o interesse pela arte”.

A aluna do 9° ano da Escola Municipal Giovanni Zanni, Marcelly de Sousa, de 15 anos, ficou em primeiro lugar em sua categoria e compartilhou sua experiência ao participar da mostra, destacando a valorização da arte e a relevância dos temas abordados. “É importante que a gente trabalhe esses temas, como as culturas e as artes, porque merecem visibilidade. Esse evento é muito importante, ele valoriza a arte e dá espaço pra gente se expressar. Eu me senti apoiada como artista, porque várias pessoas gostaram do meu desenho e eu me senti valorizada”, compartilha Marcelly.
Com mais uma edição concluída, a participação das escolas municipais na Exposição de Desenhos Afro reafirma o compromisso da prefeitura com uma educação pública que promove identidade, respeito e protagonismo estudantil.



