Notícias

CAMPANHA ANTIRRÁBICA

Campanha Antirrábica 2025 registra mais de 35 mil animais vacinados nas zonas urbana e rural de Imperatriz

A ação itinerante permitiu que comunidades mais distantes recebessem a vacina de forma rápida e eficiente

Publicado em: 26/11/2025 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Campanha Antirrábica 2025 registra mais de 35 mil animais vacinados nas zonas urbana e rural de Imperatriz

Ao todo, 35.050 mil animais foram imunizados, entre cães e gatos. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 e alcançou resultados positivos, imunizando milhares de animais na zona urbana e rural. Ao todo, foram vacinados 35.050 cães e gatos, mostrando a importância da prevenção contra a raiva e da proteção da saúde pública. 

De acordo com o relatório de consolidação das doses aplicadas emitido pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), só na zona urbana, foram vacinados 17.080 mil cães e 12.920 mil gatos, totalizando 30.000 mil animais protegidos. A mobilização contou com postos fixos e equipes volantes, facilitando o acesso dos tutores e contribuindo para a ampla cobertura vacinal.

Já na zona rural, onde o desafio logístico é maior, a campanha também teve forte adesão. As equipes alcançaram 3.530 mil cães e 1.520 mil gatos, somando 5.050 mil animais imunizados. A ação itinerante permitiu que comunidades mais distantes recebessem a vacina de forma rápida e eficiente. “Inclusive, em algumas comunidades, a vacinação foi disponibilizada de casa em casa”, ressalta a coordenadora da Vigilância em Saúde, Paola Letícia.

Ela pontua que os esforços da equipe e o apoio da gestão foi fundamental para os resultados alcançados. “Os números gerais mostram um impacto muito positivo. Tivemos 20.610 mil cães e 14.440 mil gatos vacinados, consolidando o total de 35.050 mil animais protegidos contra a raiva. Isso é muito significativo para nossa cobertura e mostra o comprometimento do nosso secretário Flamarion Amaral e dos nossos servidores com as campanhas e metas vacinais”, afirma Paola Letícia.

Vale lembrar que a vacinação antirrábica é fundamental para prevenir a circulação do vírus, proteger os animais e evitar riscos à população. Manter a carteira de vacinação atualizada é dever dos tutores de animais, além de ser um ato de responsabilidade e cuidado. A campanha encerrou-se, mas a SEMUS reitera o seu compromisso com a saúde pública, disponibilizando a vacinação de forma contínua na Unidade de Zoonoses.

Quem ainda não imunizou seu animal, basta procurar a unidade na rua Coletora I, S/N, esquina com BR-010, Conjunto Vitória, de segunda à sexta, das 8h às 13h.

Notícias