Agricultura

SERVIÇOS

Vila São João ganha poço artesiano

Obra beneficia mais de 2 mil pessoas, que terão acesso à água potável sem nenhum custo ou tarifa

Publicado em: 22/07/2020 por Rafael Pestana

Secretaria de Agricultura

Vila São João ganha poço artesiano

O poço de 315 metros de profundidade é a primeira obra pública que a Vila São João recebe e já beneficia mais de 300 famílias. (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta quarta-feira, 22 de julho, a Prefeitura de Imperatriz realizou a entrega de mais um poço artesiano. Desta vez, a ação contemplou mais de 300 famílias na Vila São João. Solenidade contou com a participação do prefeito Assis Ramos; da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos; do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, Valdir Torres; do vereador Pimentel e de membros da sociedade civil organizada.

“Água é vida, e nesse período existe uma carência muito grande, vários bairros de Imperatriz reclamam. Antecipadamente eu digo que essa responsabilidade não é do município, é da Caema, do governo do Estado, que deveria fazer esse serviço de abastecimento e distribuição de água potável e esgoto, mas diante da inércia da Caema, não poderíamos deixar o povo abandonado”, é o que declara o prefeito Assis Ramos. A construção somou uma estrutura de mais de 2 mil metros de encanamento ligando o poço à todas as casas.

O vereador  Pimentel, que ao ser procurado por lideranças populares da Vila São João, levou a reivindicação da construção do poço para o prefeito, ressalta a importância do momento. "Pra mim é uma alegria muito imensa a conclusão dessa ação, pois lutei durante 20 anos para conseguir esse poço. Essa é a primeira obra pública que essa região recebe, por isso eu sou grato ao prefeito Assis Ramos, que atendeu a nossa demanda, à Jaciane, que andou muito lá no gabinete pedindo pela obra e a comunidade, que acreditou na gestão pública, e que é a grande beneficiada", conclui. 

Jaciane de Sousa, uma das lideranças da Vila São João, explica que, "eu via a necessidade da nossa comunidade e o sofrimento de todos, principalmente quando chegava o verão, que não tinha água nem mesmo para lavar as louças ou para tomar banho. Já no inverno, o problema era a lama. Então comecei a andar em busca de apoio".

A moradora destaca ainda: "Estive no gabinete do prefeito Assis Ramos, que me recebeu super bem. Após expor a situação da nossa comunidade, ele se sensibilizou com a causa e falou que iria fazer o poço para a gente. E ele cumpriu, pois ele é um homem que honra as suas promessas", afirma. 

Ela relatou que se sente grata em nome da comunidade, "pois ele foi o único prefeito que olhou com um olhar carinhoso para a gente, vendo as nossas necessidades. Muitos dizem que é obrigação dele fazer, tudo bem. Assim como era obrigação dos que antecederam ele e não fizeram".

"Eu só tenho a agradecer, porque eu tenho acompanhado nas redes sociais e vejo o que ele tem feito pelo nosso município, benfeitorias que nunca tinha visto antes, eu vi ele fazer, como reformas de escolas, praças. Além da entrada da cidade, que hoje você olha e pode ver que nós temos uma cidade limpa, bonita e organizada", conclui Jaciane.

"Volto a dizer, não foi só esse poço que fizemos, foram vários, e mantemos vários poços na cidade, embora seja uma responsabilidade da Caema. A exemplo dos outros poços da Prefeitura, não haverá custo nenhum para a população, não terá conta de água, nem nada disso. Este é um esforço válido em benefício da população. Eu queria muito fazer em toda a cidade, mas eu não posso absorver 100% da responsabilidade da Caema", finaliza o prefeito Assis Ramos.

Agricultura