Agricultura

COMÉRCIO

Equipe da Secretaria de Agricultura faz visita técnica ao Mercado do Peixe

Objetivo é disponibilizar boxes desocupados aos novos permissionários

Publicado em: 28/01/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Equipe da Secretaria de Agricultura faz visita técnica ao Mercado do Peixe

O trabalho é feito em parceria com a Colônia de Pescadores (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, equipe da Secretária de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, realizou visita técnica no Mercado do Peixe. O intuito foi vistoriar o uso e a ocupação dos espaços para comercialização do pescado. Dos 15 boxes disponíveis, apenas três são efetivamente utilizados por vendedores. Objetivo é dispor esses espaços desocupados para novos permissionários dentro de 15 dias.

Assim que o prédio do Mercado foi entregue para população, em setembro de 2018, houve o sorteio dos primeiros permissionários entre membros da Colônia de Pescadores. Reuniões e notificações foram executadas durante mais de um ano para que os sorteados assumissem seu respectivo espaço no local. O último prazo estipulado expirou em setembro do ano passado.

Secretário da Seeap, Valdir Torres, afirma que o trabalho é feito em parceria com a Colônia e diante do acompanhamento constante dos seus representantes no que diz respeito às decisões do órgão. “É importante que as pessoas ocupem esses espaços. A comunidade tem se preocupado com esse Mercado e periodicamente cobra a Secretaria para resolver a questão dos boxes não ocupados. Dessa forma, a Seaap fará a parte legal da substituição, com os novos sorteados”, declarou.

Além dos compartimentos de venda, o prédio conta também com banheiros comuns e adaptados, auditório, salas para laboratório de informática, elevador para pessoas com deficiência e espaço para oferecer suporte aos pescadores. “Nós temos um Mercado que é modelo para a região. É um prédio higienizado e com toda a estrutura necessária, tanto para quem vende como para quem compra”, completou.

Para o presidente da Colônia, Salomão Santana, a expectativa com a ocupação plena é trazer de volta a movimentação do local, assim como era há 15 anos, antes da demolição do antigo prédio. “Estamos vendo o esforço do secretário Valdir e de sua equipe. Como a Colônia depende diretamente do sucesso desse Mercado, fomos inseridos dentro do projeto, para ajudar a fomentar o consumo e a pesca, além de outras atividades ligadas ao setor”, disse.

História de Pescador

O prédio do Mercado do Peixe foi demolido em 29 de junho de 2004, com a promessa da construção de uma estrutura totalmente nova e adequada. Porém, a reconstrução do local destinado aos vendedores de pescado foi iniciada só em agosto de 2014 e a previsão de entrega foi estipulada para janeiro de 2015.

Mais uma vez, a promessa não foi cumprida e as obras paralisaram no ano seguinte ao seu início. Após o descumprimento dos prazos de entrega por administrações municipais anteriores, foi apenas em 30 de janeiro de 2018, na gestão Assis Ramos, que a reforma e ampliação do Mercado foram retomadas. A manutenção do prédio é realizada pela Prefeitura. 

Agricultura