Agricultura

CONSCIENTIZAÇÃO

Projeto Agricultura nas Escolas ensina sobre a importância do cultivo

Na manhã desta sexta-feira (10), servidores municipais estiveram na escola Alegria do Saber

Publicado em: 10/06/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Projeto Agricultura nas Escolas ensina sobre a importância do cultivo

Objetivo é aproximar a população das práticas ambientais desenvolvidas na região. (Foto: Divulgação)

Com foco em mostrar a importância do cultivo de alimentos na nossa sociedade, o projeto Agricultura nas Escolas leva para crianças e adolescentes palestras sobre agricultura e preservação do meio ambiente. Os alunos das instituições também aprendem na prática a cultivar e montam em conjunto suas próprias hortas.

Na manhã desta sexta-feira (10), o projeto esteve na escola Alegria do Saber. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), com o objetivo de repercutir a relevância do plantio, o papel da natureza para a agricultura e da necessidade do consumo de alimentos mais saudáveis.

O palestrante e técnico agrícola, Antônio Almeida, explica que o foco do projeto é aproximar as pessoas das práticas ambientais e do cultivo desenvolvido na nossa região. “Além de repassarmos os ensinamos com esse momento de palestra, também partimos para montar junto com os alunos, suas hortas, onde eles podem plantar mudas e aprender a cuidar da terra. Não é apenas um momento de absorver o conhecimento, mas também de integração entre eles”, diz.

A coordenadora do projeto Agricultura nas Escolas, Bruna Fernandes, ressalta que qualquer instituição pode solicitar a palestra feita pela equipe da Seaap. “Ensinamos com esse momento a importância do cuidar, que é um dos focos primordiais da realização do projeto. Ainda endossamos com a criação de uma horta na própria escola, que sempre anima tanto as crianças como adolescentes, pois colocam as mãos na massa”, explica.

Aula diferente para os alunos que receberam a equipe da Seaap. (Foto: Divulgação) 

O secretário da Seaap, Raimundo Roma, celebra a realização da iniciativa, reforçada pela atenção especial empenhada pelo prefeito Assis Ramos na agricultura. “Nossa equipe técnica trabalha nesse momento de aprendizagem e a secretaria doa dezenas de mudas de plantas para os alunos cultivarem. Buscamos sempre contribuir com o nosso meio ambiente e ensinar as futuras gerações da importância da segurança alimentar no nosso planeta”, declara.

Para solicitar a palestra do projeto Agricultura nas Escolas na sua instituição, o interessado deve se dirigir até a sede da Seaap, munido de um ofício requerente. O endereço é na Avenida Babaçulândia, esquina com João Palmeira, anexo ao Banco de Alimentos, no bairro Vila Lobão. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Contato: seaap.imperatriz@hotmail.com

Agricultura