Agricultura

SERVIÇO

Poços da Lagoinha e Camaçari recebem visita técnica

Ação tem objetivo de monitorar problemas e o andamento de obras nos povoados

Publicado em: 29/12/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Poços da Lagoinha e Camaçari recebem visita técnica

A Secretaria de Agricultura monitora constantemente e realiza manutenções nos 27 poços artesianos do Município, administrados pela Seaap. (Foto: Arquivo)

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), esteve presente nesta quarta-feira (29) nos povoados Lagoinha e Camaçari, na zona rural de Imperatriz. Na ocasião, o secretário Raimundo Roma, acompanhado da equipe técnica da pasta, realizou uma visita aos poços artesianos construídos e mantidos pela Prefeitura nesses locais.

A fiscalização se deu com objetivo de monitorar problemas e o andamento de obras. No Camaçari, o painel eletrônico do poço que abastece a população sofreu um curto-circuito. Ao constatar a ocorrência, os técnicos iniciaram a troca da chave que controla a bomba submersa. “Imediatamente, ao conferirmos esse problema no dispositivo que liga e desliga a bomba, nossa equipe começou a trabalhar no conserto. Ainda nesta tarde, resolveremos essa falha elétrica”, comenta Raimundo Roma.

Na Lagoinha, foi fiscalizada a obra de finalização da ampliação do abastecimento no povoado. A Prefeitura realizou o aterramento e nova perfuração do poço, que agora tem 350 metros de profundidade, com mais viabilidade e qualidade na água disponibilizada. “Durante a realização dessa perfuração, nossa equipe continuou atendendo o povoado com o apoio de carros-pipas, até que conseguíssemos finalizar os serviços. Temos agora um poço com mais capacidade, para atender a comunidade da melhor forma possível”, completa o secretário.

A Prefeitura não tem essa atribuição relacionada ao abastecimento de água e saneamento básico em Imperatriz, mas realiza a construção e administra o abastecimento de água nos locais desassistidos pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA). De acordo com a Seaap, um poço beneficia o mínimo de 250 famílias em região ou bairros menores, mas em áreas maiores de Imperatriz, chega a abastecer em torno de 4.000 pessoas, em uma média de 500 famílias beneficiadas. Há localidades em que um poço beneficia cerca de 1.500 famílias.

“Por determinação do prefeito Assis Ramos, a Secretaria de Agricultura monitora a situação dos 27 poços artesianos do Município, administrados pela Seaap. É um trabalho constante e intenso, com o objetivo de não deixar ninguém desassistido e prestar o melhor serviço, sempre”, ressalta Roma.

Agricultura