Agricultura

ÁGUA

Poço construído pela Prefeitura no povoado Embiral irá abastecer comunidade

Com mais essa instalação o Município passa a contar com 33 poços mantidos na zona rural de Imperatriz

Publicado em: 03/08/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Poço construído pela Prefeitura no povoado Embiral irá abastecer comunidade

Equipes de manutenção dos poços fazem ajustes em diversos locais, como na Lagoa Verde, povoado Riacho do Meio e Vila Conceição I. (Foto: Maira Soares)

Mais um poço construído pela Prefeitura na zona rural de Imperatriz, beneficiando mais uma comunidade desassistida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), responsável pela administração desses reservatórios, irá inaugurar na próxima semana um poço artesiano no povoado Embiral. Agora, a última etapa para que o funcionamento seja ativado, é a finalização da ligação do sistema de água para as residências.

Com mais esse novo abastecimento no povoado, serão 33 poços no total, construídos pela Prefeitura e mantidos pela Seaap. Essas obras levam finalmente para as populações da zona rural o direito básico do acesso à água em suas casas. Antes, esses locais sofriam por falta da presença da Caema, estatal cuja obrigação é realizar o serviço de abastecimento em todo o território imperatrizense.

Segundo secretário de Agricultura, Raimundo Roma, a Prefeitura realiza a manutenção das dezenas de poços, com equipes especificas de verificação das funcionalidades do painel elétrico e o desempenho da bomba d'água. “É feita a verificação dos dispositivos, principalmente nesse período do ano, que os lençóis freáticos baixam e as bombas perdem um pouco da potência em encher as caixas e abastecer as casas. Nossa equipe está sempre em alerta, para atuar na reparação de eventuais danos”, diz.

Desde o ano passado, a Seaap vem realizando reuniões com a comunidade do Embiral e executou analises técnicas para a efetiva instalação no poço no local. Conforme as estimativas da secretaria, um poço beneficia o mínimo de 250 famílias em região ou bairros menores, mas em áreas maiores de Imperatriz, chega a abastecer em torno de 4.000 pessoas, em uma média de 500 famílias beneficiadas. Mas há localidades, como na Lagoa Verde, que o poço beneficia cerca de 1.500 famílias.

Nesta semana, a equipe de manutenção dos poços, já esteve realizando esse serviço de verificação e manutenção dos equipamentos na Lagoa Verde, Povoado Riacho do Meio, Vila Conceição I e dando os últimos ajustes no poço do Embiral. O objetivo é manter a revisão constante dos aparatos que garantem o pleno funcionamento da captação de água, para não acontecer a paralisação no serviço de abastecimento das comunidades, por falhas mecânicas.

 

Agricultura