Agricultura Familiar

FINANCIAMENTO

SEAAP participa de encontro com representantes do Banco do Nordeste do Brasil

Pauta principal do evento foi a linha de financiamento da instituição visando a Agricultura Familiar

Publicado em: 17/03/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Agricultura

SEAAP participa de encontro com representantes do Banco do Nordeste do Brasil

O Programa Alimenta Brasil beneficia diretamente 197 famílias da agricultura familiar, devidamente cadastrados. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), por meio do secretário Klleyton Silva, participou do encontro com representantes do Banco do Nordeste do Brasil, ocorrido na manhã da última quinta-feira (16), no auditório do Sebrae em Imperatriz. Pauta principal do evento foi a linha de financiamento da instituição, visando a Agricultura Familiar.

No encontro, também estavam presentes secretários de outros nove municípios da região Tocantina, além de representantes de outros órgãos, como: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL).

O secretário Klleyton Silva, destacou que o encontro foi muito proveitoso. “Bom encontro, onde foi discutido a questão de financiamentos para a agricultura familiar de nossa cidade, entre outros assuntos pertinentes a pasta”, pontuou.

CCR Aeroporto

Outro encontro positivo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), por meio do secretário Klleyton Silva, foi com representantes da empresa CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto Prefeito Renato Moreira.

O teor do encontro, foi o que se relaciona com o Projeto Cinturão Verde, que tem total apoio da CCR Aeroportos, que pretende realizar um estudo sobre essa comunidade. Todos os dados coletados, servirão de base, para que a parceria entre a CCR Aeroportos e a Comunidade de produtores rurais seja ainda mais positiva.

O Cinturão Verde, tem atualmente mais de 40 produtores da agricultura familiar, que vendem os seus produtos nas feiras, realizam também negócios com algumas empresas, e vendem também para a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, através do programa ‘Alimenta Brasil’, muito bem executado pelo Município, que serve de referência para outras cidades. Esses alimentos são também doados para os órgãos municipais, como o Hospital Municipal, Hospital Infantil, os CRAS e para algumas pessoas que estão em situação de insegurança alimentar.

O Alimenta Brasil é o programa de aquisição de alimentos do Governo Federal e tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Administrado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), o Programa Alimenta Brasil, beneficia diretamente 197 famílias da agricultura familiar, devidamente cadastrados.

Agricultura Familiar