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Abordagem Social de Imperatriz retira mais de 140 pessoas das ruas em seis meses

Com 745 atendimentos e apoio de diversas instituições, equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social atua para reduzir vulnerabilidades e reintegrar cidadãos à rede de proteção

Publicado em: 13/08/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Abordagem Social de Imperatriz retira mais de 140 pessoas das ruas em seis meses

Equipe de Abordagem Social de Imperatriz atua em ruas, praças e rodoviárias para oferecer acolhimento e reintegração de pessoas em situação de vulnerabilidade. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), com ações do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), divulgou os resultados dos primeiros seis meses de 2025. No período, foram realizados 745 atendimentos, incluindo 345 abordagens a pessoas em situação de rua, com 147 retiradas das ruas e encaminhadas para serviços da rede de assistência ou cidades de origem.

“O objetivo do serviço é aproximar, acolher e encaminhar essas pessoas para políticas públicas que ofereçam oportunidades e dignidade, diminuindo as vulnerabilidades sociais. Além de identificar famílias e indivíduos com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem e encaminhá-los à rede de serviços locais com resolutividade.”, destaca a coordenadora do SEAS, Charlanny Caitano.

As ações visam identificar e intervir em situações de risco pessoal e social, como trabalho infantil, exploração sexual, uso de álcool e drogas, além de acolhimento de migrantes e atendimento a idosos e crianças. Entre os encaminhamentos realizados estão o Centro POP, Abrigo Superação, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e órgãos de saúde.

As abordagens acontecem nos principais pontos de circulação da cidade, como o Centro, Mercadinho, Calçadão, rodoviária, praças e avenidas de grande movimento, em parceria com a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), Polícia Militar, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, OAB e Ministério Público. De acordo com a coordenação, de janeiro a junho de 2025, 45 pessoas aceitaram retornar para sua cidade de origem com passagens concedidas pelo benefício eventual da Sedes. Além disso, foram emitidos 85 passes livres para idosos, garantindo o direito previsto no Estatuto da Pessoa Idosa.

A equipe do SEAS realiza rondas regulares nos períodos diurno e noturno e conta com uma sala de atendimento anexa à Rodoviária de Imperatriz, no bairro Jardim Tropical. O espaço funciona como ponto de acolhimento para pessoas em trânsito que chegam ao terminal sem condições de prosseguir viagem. O contato com o serviço pode ser feito pelo e-mail: abordagesocial@gmail.com.


 

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