Notícias

PREFEITURA DE IMPERATRIZ

100 dias de gestão: números mostram o crescimento de Imperatriz

Nesses primeiros dias, a cidade tem avançado em todas as áreas

Publicado em: 10/04/2025 por Matheus Cardoso Lima

100 dias de gestão: números mostram o crescimento de Imperatriz

As iniciativas de mudança acontecem em todas as secretarias da gestão municipal. (Foto: Assessoria)

A cidade de Imperatriz celebra os 100 primeiros dias de gestão do prefeito Rildo Amaral. Nesses primeiros dias, a cidade foi cuidada, iluminada, limpa e protegida. Foram mais de 28.027 metros quadrados de pavimentação asfáltica, limpeza de 33,5 km de riachos, 21.323 toneladas de lixo domiciliar recolhidas, 983 toneladas de poda de árvores, 7.983 toneladas de entulhos e móveis velhos e 785 toneladas de resíduos em cursos d’água.

Na saúde, destaque para a inauguração do Ambulatório de Saúde do Homem, reforma de unidades básicas, do prédio da atenção primária e vigilância, inauguração do CAPS IJ, mutirão com mais de 50 pacientes operados em cirurgias ortopédicas, e reabastecimento de medicamentos com mais de 1 milhão de reais investidos. Além disso, seis novas ambulâncias foram entregues.

Para o Prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, são 100 dias de gestão com muito trabalho e resultados concretos. “Já são diversas ruas asfaltadas, o Socorrão com médico e remédio, UBS reformadas, escolas recebendo atenção e cuidado. Imperatriz voltou a ser uma cidade grande, com dignidade e respeito à sua população. Tenho muito orgulho do que estamos construindo. Cada secretaria tem se empenhado com seriedade e compromisso para transformar nossa cidade em um lugar melhor para se viver. E eu digo com toda convicção: isso é só o começo. É apenas o primeiro capítulo da grande história que essa gestão vai escrever por Imperatriz”.

Na educação, mais de 50 escolas e creches foram reformadas, com entrega de material didático novo, formação de profissionais, reativação de cinco laboratórios de robótica e ampliação da infraestrutura da UAB. Destaque também para o projeto “Sou + Esporte” em 19 escolas da rede municipal.

Na segurança pública, atuação integrada no Carnaval Seguro, apoio ao Lava-Pratos, e implantação de videomonitoramento nos hospitais Socorrão, Socorrinho e UPA São José. A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) realizou 241 paradas básicas, 125 abordagens e apreendeu armas e drogas. A Sutran reativou 16 semáforos, implantou 3 radares, ampliou de 5 para 15 câmeras de videomonitoramento, recebeu novas viaturas e 5 bafômetros. A Defesa Civil recadastrou 506 famílias, realizou 235 ações e inaugurou sua nova sede.

O morador de Imperatriz, Antônio Alexandre, destaca a diferença na cidade nesses 100 dias. “A primeira vez que Imperatriz se sente uma cidade acolhida pelos três poderes: governo federal, governo estadual e governo municipal. Morei em Imperatriz por 50 anos e passei 10 anos fora daqui. Quando eu chego, está uma calamidade pública. E agora a coisa mudou 85% já daquilo que era na gestão passada”.

Desenvolvimento Econômico e Agricultura

No desenvolvimento econômico, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) promoveu o APP Turismo com mais de 500 empreendedores engajados, 319 atendimentos ao empreendedor e 764 atendimentos via Sine municipal. O Procon realizou 4.919 atendimentos pelo programa Dívida Zero, com média de 350 atendimentos mensais.

Na agricultura, foram realizados o Dia de Saúde Animal, gradagem de 168 hectares, processamento de 12 toneladas de silo, doação de mais de 1.500 mudas, realização da Feira e Encontro Municipal da Agricultura Familiar, e regularização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 


 

Na assistência social, o programa Minha Casa Minha Vida somou 7.748 atendimentos, com sorteio dos endereços do Canto da Serra e vistoria dos imóveis, que em breve serão entregues as 2.837 unidades após 11 anos de espera. Houve 751 atendimentos no Centro Pop, 90 famílias incluídas no aluguel social, 228 acompanhadas pelo CREAS e 12.797 atendimentos via CadÚnico. A Casa do Idoso conta com 1.200 idosos cadastrados.

A Secretaria da Mulher implantou o protocolo 'Não é Não', a Sala Lilás, lançou campanhas educativas, criou protocolo para mulheres vítimas de violência e realizou palestras para mais de 2 mil pessoas.

Na iluminação pública, foram instaladas 445 lâmpadas de LED com tecnologia moderna. Enquanto que a Ouvidoria realizou capacitação de servidores, a reativação dos conselhos municipais e ampliou o diálogo com as secretarias.

A Superintendência da Zona Rural perfurou poços, firmou parceria com o Sebrae e implantou a ronda da GMI. Na área ambiental, foram emitidas 118 licenças e autorizações, 39 licenças para corte e poda, ações de educação ambiental e plantio de mudas.

Mais ações para a comunidade

A Secretaria de Esporte promoveu ações de inclusão e lazer, como o Carnaval Kids e o projeto “Ruas de Lazer”. Elaborou o projeto e realizou o Fórum Municipal do para os preparativos do Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs) e PARAJEIs, supervisionou praças esportivas e iniciou levantamento da estrutura física do Complexo Esportivo. Firmou ainda importantes parcerias.

A Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, concedeu 222 títulos de regularização fundiária de forma totalmente gratuita, conforme a Lei de Regularização Fundiária Urbana (Lei nº 13.465/2017), a popular Lei da Reurb. A ação tem por objetivo promover a inclusão social e garantir que as famílias residentes em áreas irregulares tenham acesso à cidadania plena, por meio da documentação de seus imóveis e acesso a direitos básicos. 

A Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade, realizou a adequação das secretarias e secretários às normas de transparência pública. Conformidade das portarias e decretos municipais. Assim como a Procuradoria Geral do Município realizou atividades estratégicas voltadas à defesa dos interesses do ente municipal.

A Assessoria de Comunicação proporcionou mais de 10.875.455 visualizações nas redes sociais da Prefeitura, com crescimento de 10% no número de seguidores. O site oficial registrou 123.486 acessos às notícias, e foram realizadas 1.166 inserções na mídia, sendo menos de 10% delas de caráter negativo.

Na cultura, destaque para os cursos do Conservatório de Música, recorde de público no Carnaval da Prefs, apoio ao Lava-Pratos e a realização da Feira de Artesanato. Destaque para a publicação de três editais culturais, referentes à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com um incentivo financeiro total de R$ 2.090.000,00.

O Cerimonial realizou 25 eventos institucionais nos primeiros 100 dias, fortalecendo a presença da Prefeitura em momentos importantes da cidade e promovendo integração entre a gestão e a população.

Com atuação forte da Controladoria, houve análise de processos de exercícios anteriores, auditorias e capacitação técnica. A Secretaria da Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo) atendeu 1.021 pessoas, e a auditoria interna fez 4.037 atendimentos no núcleo de gestão da dívida ativa, enviando 1.883 títulos para protesto, somando mais de 19 milhões de reais. Também foram realizadas 391 revisões de IPTU.

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplu) executou 4.685 ações, incluindo 998 fiscalizações, 1.235 do gabinete, 1.531 do protocolo, 146 de postura, além de organizar ambulantes, fiscalizar terrenos baldios e promover a regularização fundiária com 166 novos títulos e previsão de mais 2 mil com termo de cooperação com o Estado e o TJ.

A Secretaria Municipal de Governo (Segov) coordenou o Carnaval 2025, alinhou ações com secretarias e implantou o sistema de monitoramento de metas e demandas. O Gabinete do Prefeito elaborou decretos como o reajuste dos professores, aumento do vale alimentação e incentivo sala de aula, com apreciação de 13 projetos de lei.

Esses são os primeiros 100 dias. Uma nova fase começou. E seguimos juntos, trabalhando com dedicação por uma Imperatriz cada vez mais forte, justa e acolhedora.  Prefeitura de Imperatriz. Cuidando da cidade. Cuidando de você. Assim, Imperatriz segue renascendo todo dia!

 

Notícias