Hospital Municipal de Imperatriz

ATENDIMENTO

Reunião discute novos protocolos de atendimento entre SAMU e HMI

Objetivo é otimizar os serviços de transporte e transferência de pacientes

Publicado em: 26/02/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Reunião discute novos protocolos de atendimento entre SAMU e HMI

Planejamento proporciona aos usuários da saúde pública municipal um melhor atendimento. (Foto: Kalyne Cunha)

A direção do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, esteve reunida com coordenação do Serviço de Atendimento Móvel, Samu, para alinhar protocolos de atendimento entre as duas instituições. Objetivo é otimizar os serviços de transporte e transferência de pacientes.

Levando em consideração que o momento de transporte do usuário é um período de instabilidade e riscos para ele. diante deste cenário é imprescindível um envolvimento maior dos profissionais, por meio de um planejamento cuidadoso, qualificação do pessoal responsável pelo transporte e seleção de equipamentos adequados, minimizando assim os riscos da pessoa que usa deste serviço.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, enfatiza que “as complicações relacionadas ao transporte são diretamente proporcionais ao tempo de trânsito. Para um procedimento seguro, a equipe multidisciplinar é treinada adequadamente para realizá-lo, assegurando a integridade do paciente, e evitando o agravamento do seu quadro clínico. Estamos buscando estratégias para que os serviços relacionados ao transporte e transferência sejam otimizados,” conclui.

De acordo com o diretor do HMI, Vitor Pachelle, “o transporte e transferência de pacientes consiste na transferência do paciente para outra unidade hospitalar; realização de exames diagnósticos e de procedimentos terapêuticos e cirúrgicos se encerrando com alta hospitalar. Na reunião, pontuamos as demandas do hospital e do Samu, com objetivo de aperfeiçoarmos nossa logística, humanizando os serviços prestados à população”, relata.

A coordenadora do Samu, Josemkelma Melo, pontua que “nosso objetivo é melhorarmos ainda mais os serviços prestados à população, por meio da otimização dos trabalhos”.

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