Desenvolvimento Econômico

CAPACITAÇÃO

Lojistas do Shopping da Cidade recebem certificação de cursos

Capacitação abordou temas como redes sociais, relacionamento com o cliente, controle financeiro, atendimento e técnicas de venda com duração de 12h

Publicado em: 27/04/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Lojistas do Shopping da Cidade recebem certificação de cursos

Momento foi realizado nesta quinta-feira (27), na sede do centro de compras, localizado na Praça Tiradentes, Centro. (Foto: Patrícia Araújo)

Após “Jornada Empreendedora”, lojistas do Shopping da Cidade Luís Danda, recebem certificações dos cursos na área de empreendedorismo. Ação é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e foi realizada nesta quinta-feira (27), na sede do centro de compras, localizado na Praça Tiradentes, Centro.

Os cursos abordaram temas na área de empreendedorismo como redes sociais, relacionamento com o cliente, controle financeiro, atendimento e técnicas de venda com duração de 12h. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, explica que a entrega dos certificados é um momento de valorização dos profissionais que empreenderam seu tempo para crescimento profissional.

“Há uma relevância na entrega desses certificados, até para valorizar a presença desses comerciantes que estão empreendendo no Shopping da Cidade. O certificado é o documento que reconhece a participação dos lojistas e que os qualifica como aptos para executarem o que aprenderam durantes os dias de curso”. Secretário enfatiza que as ações voltadas para os empreendedores do Shopping são realizadas durante todo o ano. “Estamos constantemente traçando ações para esses empreendedores, inclusive para uma das datas que mais o comércio fatura, o Dia das Mães”.

A comerciante, Narjara Sousa, que atua no local, relata a importância dos cursos que para ela “teve um diferencial enorme e uma importância, necessária, voltada para as nossas necessidades. Já passei a colocar em prática o que aprendi e consequentemente já fiz muitas vendas on-line. Depois do curso, sem dúvidas, me tornei uma empreendedora mais forte e mais focada”.

A comerciante discorre que as ações voltadas para os empreendedores, além de fortalecer a atuação dos lojistas, auxilia na transição dos trabalhadores que atuavam na informalidade. “As ações voltadas para os lojistas do Shopping da Cidade são muito importantes, pois estamos em transição das pessoas que antes atuavam na informalidade e hoje estão se formalizando como Microempreendedor Individual. Sem dúvidas precisarão de apoio como as capacitações”, conclui.

Sobre a parceria entre as instituições públicas, como a Prefeitura, e Privada, como o Sebrae, o diretor técnico do órgão, Mauro Borralho, destaca a Sala do Empreendedor, que funciona nas instalações da nova sede da Sedec, localizada na rua Coriolano Milhomem, Centro, no prédio do estádio Frei Epifânio. Ele evidencia que para cada público há a escolha de cursos específicos onde são analisadas as necessidades dos empreendedores, como em questão os do Shopping da Cidade.

“Quando o Sebrae recebe uma demanda como essa, fazemos um diagnóstico e procuramos agir com os empreendedores, para saber exatamente a necessidade e os pontos de melhorias relacionados aos pequenos negócios. Toda e qualquer atividade empresarial, têm pontos de melhorias, têm despesas e receitas e é importante a gente saber fazer a gestão disso. As capacitações são baseadas a partir da identificação das necessidades deles. O Sebrae tem um portfólio de soluções para trabalhar com os empreendedores, sempre na perspectiva do desenvolvimento”, frisa o diretor.

Na ocasião, a deputada estadual Janaína Ramos (Republicanos), parabenizou a todos pelo momento de aprendizado e destacou que, “a parceria entre a poder público e privado vem justamente para trazer incentivos e conhecimento para os empreendedores do Shopping da Cidade”. 

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (CDE-MA), Celso Gonçalo, disse que a ocasião é importante para conversar com os lojistas do Shopping e entender seus pontos fortes e fracos. “Estamos nesse momento conversando com os pequenos empreendedores para vermos quais pontos podemos melhorar o negócio desses empresários. O certificado simboliza, hoje, apenas uma primeira etapa”.

Andriele Lima, que atua no setor de confecções masculina e feminina há 8 anos, conta como foi sua participação nas capacitações ofertadas e o real significado do certificado para o empreendedor. “Participei de todos os cursos e achei maravilhoso, o que mais me chamou atenção foi o voltado para as redes sociais”. Antes do curso a lojista imaginou dominar o assunto, mas entendeu no decorrer das capacitações que precisava se aperfeiçoar e o resultado da capacitação, será simbolizado em lugar de destaque em sua loja.

“Às vezes pensamos que já sabemos de tudo, mas os cursos me fizeram desenvolver funções bem melhor do que eu achava que sabia. O certificado é muito importante, o colocarei em um lugar de destaque, na parede do box. Creio que chamará a atenção do cliente, que entrará na loja e entenderá que ali tem alguém qualificado para o atender”.

Andriele Lima revela que passou a colocar em prática seu aprendizado, pois nas vendas on-line não as conseguia finalizar e a capacitação foi um diferencial para a mudança do cenário. “Passei a usar mais as redes sociais, às vezes fazia divulgações, mas não conseguia finalizar a venda. Através do curso eu me desenvolvi nessa área, porque eu tinha dificuldade de terminar a venda”.

Apesar de todo um conjunto de ações, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, expõe ser um grande desafio, trazer o público para o Shopping da Cidade e faz convite para a população conhecer o local. “Esperamos que os nossos empreendedores possam valoriza o seu box, local com logística e conforto, totalmente voltado para que eles não comercializem seus produtos nas ruas. Gostaria de deixar um convite para a população imperatrizense, que visitem o Shopping da Cidade, pois apresenta uma variedade de produtos e preços em um único local com segurança e conforto”.

Desenvolvimento Econômico