Desenvolvimento Econômico

ECONOMIA

Cresce pedidos de formalização de MEI em Imperatriz em quatro anos

Os segmentos que registraram aumento foram bares, restaurantes e salão de beleza.

Publicado em: 01/12/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Cresce pedidos de formalização de MEI em Imperatriz em quatro anos

A Unidade Móvel do projeto Sedec Itinerante foi intensificado (Foto: Maira Soares)

O sucesso da administração municipal em várias áreas, também, se estende a área econômica que em quatro anos praticamente dobrou o número de pedidos formalização de empresas na categoria Microempreendedores Individuais, MEIs. Bares, restaurantes, salão de beleza, cantina e pedreiro autônomo são as atividades mais comuns com pedido de formalização no período de janeiro de 2017 a novembro de 2020.

De acordo com dados de um relatório divulgado esta semana pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, entre janeiro de 2017 a novembro deste ano foram realizadas 1.593 formalizações de MEIs.

“Em 2016 tínhamos 796 empresas formalizadas e ao fim do primeiro mandato serão 1.563 registros de MEIs, então praticamente dobramos o número de registros”, ressaltou o assessor de projetos especiais Romington Melo. Pelas contas dele o índice de aumento de registro chegou de 2016 e este ano foi 97%.

O assessor ressaltou que apesar da pandemia da Covid-19, o número de registro de formalização de empresas se manteve estável.

“É interessante que na pandemia não afetou a procura por registros de empresas, ao contrário, aumentou”, pontou. Ele suspeita que em muitos dos casos os empreendedores já atuavam, mas acabaram recorrendo ao órgão para fazer a formalização para vender seus produtos no mercado virtual.

O secretario Wilson Alves Moreira observou que o aumento na formalização de MEI é muito importante para a economia de Imperatriz e revela que as ações da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Sedec, estão dando certo.

“Estes dados vêm consolidar e demonstrar que as políticas públicas desenvolvidas na gestão Assis Ramos estão no caminho certo, onde deixamos os gabinetes e vamos diretamente no usuário interessado, realizando em campo inúmeras inscrições para o MEI, de pessoas que estavam até então na informalidade e fora do campo de ação do Poder Público, havendo um número médio mensal de 174 MEIs”, disse o titular da Sedec.

Projeto Sedec Itinerante

O sucesso observado agora é resultado de ações como o projeto Sedec/Sine Itinerante que vem sendo intensificado

O secretário Wilson Moreira, tem dado atenção especial ao projeto e até participa pessoalmente de eventos e ações como a de orientação e formalização de microempreendedores.

Dentre as vantagens da formalização estão o acesso aos créditos da rede bancária e somado também, aos que, estando inscrito como MEI, a pessoa física tem direito aos benefícios da Previdência Social – INSS.

Outra ação da Sedec diz respeito aos serviços do Sine Municipal responsável pelo oferecer oportunidade aos trabalhadores desempregados e em situação vulnerável.

Desenvolvimento Econômico