Prefeitura Municipal de Imperatriz

Coleta seletiva de lixo em Imperatriz

Com a implantação da coleta seletiva domiciliar, que tem início a partir desta terça-feira, 11 de setembro, a população da região central de Imperatriz deve ficar atenta quanto ao tipo de material, dias e horário do recolhimento. O caminhão da coleta seletiva vai percorrer a rota às terças, quintas e sábados sempre durante o dia, nos bairros Maranhão Novo, Três Poderes, Juçara e Centro, de forma alternada à coleta geral, que ocorre à segundas, quartas e sextas. Nas empresas parceiras, a coleta seletiva continua regularmente de acordo com o cronograma já estabelecido.

"Imperatriz é a primeira cidade do Maranhão a contar o serviço de coleta seletiva nas residências. A Prefeitura já deu o primeiro passo, agora vamos contar com o apoio da comunidade para a concretização dessa proposta", ressalta Rosa Arruda, secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Somente na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, cerca de 50 famílias se sustentam da coleta seletiva. Com o trabalho que já vem sendo realizado, há uma redução de aproximadamente cinco toneladas de recicláveis por semana, que seriam destinados ao lixão. Com a coleta domiciliar, a quantidade de resíduos destinada ao lixão sofrerá redução brusca, além de aumentar consideravelmente a renda de famílias que vivem da segregação e destinação de produtos recicláveis.