SUMPDEC

Defesa Civil

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos, que tem o objetivo de reduzir desastres através de ações preventivas, de preparação para emergências, de resposta aos desastres e de reconstrução.

Ela trabalha a fim de reduzir perdas materiais e humanas, de forma multissetorial e nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) por meio da participação comunitária. Além de fiscalizar bares e similares, postos de combustíveis, postos de distribuição e venda de GLP (gás de cozinha), e casas de shows, a Defesa Civil notifica e fiscaliza as áreas de risco e as áreas ribeirinhas onde ocorrem alagamentos devido ao período de inverno.

Órgão disponibiliza o serviço via WhatsApp (99) 99152-0832, de âmbito local para atender a comunidade do município.

Além do atendimento via WhatsApp, o cidadão pode procurar diretamente a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, na Rua Rafael de Almeida, nº 600, Bairro São Salvador, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Contato: defesacivil@imperatriz.ma.gov.br

Quando chamar a Defesa Civil

• Desastres naturais (inundação, alagamento erosão e entre outros) com vítimas e desabrigados;

• Construções e aterros na margem de riachos, córregos, rios e taludes.

• Rachaduras, trincas, fissuras, infiltrações em edificações apresentando situações de risco;

• Imóveis, muros e pontes com risco de desabamento;

• Poste de eletrificação e árvore com risco de queda;

• Pontos de vendas e depósitos de gás liquefeito de petróleo (GLP) – gás de cozinha, clandestino.

Endereço: Rua Rafael de Almeida nº 600 - Bairro São Salvador

Superintendente

Superintendente Jadiel Gomes dos Santos Filho

Desde 2018 faz parte da equipe da Defesa Civil. Formado em Gestão Ambiental, possue habilidades técnicas em diversos aspectos da proteção e defesa civil, como treinamento de combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar em parceria com o SAMU. Acumula experiência como coordenador de equipes e responsável pelos projetos da pasta. Antes de ingressar na Defesa Civil, trabalhou na Funai de 2009 a 2012, atuando inicialmente na área social e depois na administrativa.