Notícias

AÇÃO MARGINAL

Vândalos furtam cabos de iluminação pública de praças, avenidas e marginais da BR-010

Equipes trabalham para substituir cabeamento e alertam população para acionar a polícia em casos suspeitos

Publicado em: 15/02/2023 por Gil Carvalho

Vândalos furtam cabos de iluminação pública de praças, avenidas e marginais da BR-010

População é prejudica pelas ações criminosas praticadas em ruas, praças e avenidas de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

Atos de vandalismo tem causado prejuízos aos cofres públicos com o furto recorrente de cabos de cobre instalado em redes de alimentação de energia elétrica em praças, avenidas e marginas da BR-010, em Imperatriz. A situação é preocupante, pois tem causado transtornos à comunidade, deixando equipamentos públicos em plena escuridão e vias de grande fluxo de veículos.

O coordenador de operações da Cosampa, Inaldo Brito, empresa terceirizada que presta serviços de manutenção de iluminação pública à Prefeitura de Imperatriz, diz que os vândalos furtaram uma grande quantidade de cabos dos postes da Praça Mané Garrincha, no Centro. “Já recuperamos uma parte, substituindo cabos de cobre, com valor de mercado, por cabeamento de alumínio aéreo para dificultar nova ação de vandalismo na praça”, disse.

Também informou que indivíduos furtaram outra grande quantidade de cabos de cobre no início da “Estrada do Arroz”, no trecho entre do Bar do Sansão e a clínica Oncoradium, no Ouro Verde, deixando o perímetro na escuridão. Nesta ação marginal, os vândalos levaram o padrão completo (medidor) de energia elétrica.

Ele disse ainda que os criminosos conseguiram furtar o cabeamento elétrico da nova rede de iluminação pública de LED das marginais da BR-010, trecho da duplicação da travessia urbana próximo ao complexo de lazer Freitas. “E, ontem, furtaram o cabeamento de energia do viaduto, no Entroncamento. Ou seja, na parte interna que alimenta os dois viadutos”, listou.

Inaldo Brito reitera que todos os esforços foram empreendidos para normalizar parcialmente os pontos apagados de iluminação pública. “Nossas equipes trabalham para regularizar a situação do cabeamento no viaduto de Imperatriz”, disse.

Apoio

Ele conclamou o apoio da população para que ao observar alguém manuseando, sem fardamento ou identificação, o sistema de iluminação pública acione imediatamente as forças de segurança pública (polícias Militar e Guarda Municipal). Ou entrem em contato pelo telefone (99) 99134-8249.

O superintendente de iluminação pública, Francisco Faz, observa que toda vez que os cabos de energia são surripiados pelos vândalos, causam custos a administração pública e aos moradores. “Temos corrigido essa situação, mas é muito complexo devido o cabeamento ser subterrâneo, dificultando a manutenção e substituindo por cabos de alumínio aéreo”, concluiu.

Notícias