Trânsito e Transportes

SEGURANÇA VIÁRIA

Patrulhamento viário coíbe estacionamento irregular

No ano passado, esse tipo de infração registrou o segundo maior número de veículos multados

Publicado em: 20/03/2023 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Patrulhamento viário coíbe estacionamento irregular

Agentes de trânsito orientam condutores de veículos a respeitarem a sinalização para garantir fluidez e segurança viária nas vias de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

Vagas especiais regulamentadas destinadas a idosos e pessoas com deficiências estão sendo fiscalizadas diariamente pelas equipes de patrulhamento viário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), em Imperatriz. A garantia é do coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel.

Ele explica que condutores de veículos que insistem em desrespeitar vagas especiais em supermercados, shoppings, condomínios, ruas e avenidas da cidade estão sendo orientados, notificados e punidos para cumprirem o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No ano passado, esse tipo de desrespeito a sinalização teve o segundo maior registro de veículos multados em Imperatriz, embora os locais estejam todos com indicação nítida de sinalização, porém falta a conscientização do motorista.

Hodislan Maciel diz ainda que motoristas desrespeitam a sinalização e estacionam em locais proibidos, inclusive em filas duplas em vias de grande fluxo de veículos nos bairros e no centro, causando congestionamentos e riscos de sinistros, cita como exemplo, a Rua Sousa Lima, no Centro. “Fizemos um estudo nesta via, perímetro que é ponto comercial, a circulação de veículos é muito grande e decidimos colocar a proibição de parar e estacionar neste trecho da via”, pontua.

Carga e descarga

O coordenador-geral de Trânsito observa que vagas destinadas à carga e descarga também estão sendo ocupadas irregularmente por motoristas, ocasionando problema de caminhões parados em filas duplas nas ruas e avenidas de Imperatriz. “Temos feito essas orientações para que os usuários das vias respeitam a sinalização para garantir a fluidez e a segurança viária em nossa cidade”, recomenda.

Ele assinala ainda que a Setran também tenta combater o vandalismo contra as placas de sinalização de trânsito, porém os vândalos acabam agindo contra o patrimônio público. “Nós implantamos a sinalização em toda cidade, infelizmente temos os vândalos que são criminosos que fazem a depredação do patrimônio público, onde essas pessoas tendem a retirar. Temos uma parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para tentar identificar esses criminosos para que respondam na forma da lei”, disparou.

Trânsito e Transportes